Desenvolvimento de produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho consiste numa abordagem ao segundo capítulo do programa da unidade curricular de Gestão das Operações, que se baseia no processo de desenvolvimento de um produto. Irão ser especificados pontos como as fases de concepção e do ciclo de vida dos produtos, abordando definições como o valor, a necessidade, as funções e os custos, bem como os métodos possíveis de avaliaçãode um projecto para a criação de um produto.
Achámos desde logo interessante tratar este tema pois é algo muito importante nos nossos dias, visto que o crescimento da economia faz surgir novos problemas e, com eles, oportunidades de desenvolver e comercializar novas soluções.
O tema inicia-se com a definição de necessidades, que sabemos que se tornam cruciais no lançamento de um produto. Asoportunidades estão por aí, e cada problema, cada sofrimento e cada desejo não atendido contém uma ou mais oportunidades para a criação de produtos. Entende-se como necessário para uma empresa estar sempre em sintonia com as mudanças no mercado, atendendo às necessidades dos consumidores que optarão por outro produto caso não estejam satisfeitos.
Quanto ao ciclo de vida dos produtos, sabe-sedesde já que requerem cuidados distintos no que diz respeito a investimentos e estratégias nas diferentes fases. As estratégias de posicionamento são vitais para garantir a longevidade do produto que, inevitavelmente, sairá do mercado, já que tem vida limitada.
Após a decisão de lançamento do produto, é importante proceder-se à definição das fases de concepção do produto, decisão essa que pode sertomada com base em vários modelos de avaliação do projecto, como o índice de Valor do Projecto, o Valor Líquido Actual e a Taxa Interna de Rendibilidade, abordados no último ponto do trabalho.

Para além do exposto, iremos aplicar este capítulo a um caso prático, mais concretamente ao produto iPhone 4S, um novo iPhone da marca Apple, lançado em Portugal no mês de Novembro. Escolhemos este casoporque se trata de algo muito recente e que decerto será interessante estudar, visto ser um produto de sucesso em todo o mundo e as novas tecnologias terem um grande impacto nos dias que correm, bem como por estar de certa forma relacionado com o tema em estudo, tendo a ver com o lançamento de novos produtos no mercado.

Case Study

Antes de começarmos a aplicar directamente o caso escolhidoà teoria, falemos um pouco no que consiste o produto em questão.
Conforme já mencionámos, o nosso case-study trata o iPhone 4S da marca Apple, uma empresa multinacional norte-americana que projecta e comercializa produtos electrónicos de consumo e software para computadores. Os produtos mais conhecidos da marca incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad.
A empresa foifundada a 1 de Abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne. Foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc., nos seus primeiros 30 anos, mas foi retirada a palavra "Computer" para reflectir a contínua expansão da empresa no mercado de produtos electrónicos de consumo, além do seu foco tradicional em computadores pessoais.
Por motivos tão variados como asua filosofia de design estético completo, e até as suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de produtos electrónicos, o que representa também uma base de clientes que se dedica à empresa e à sua marca, especialmente nos Estados Unidos.
O produto que vamos tratar é o novo smartphone anunciado no dia 4 de Outubro de 2011 no evento "Let's TalkiPhone" da Apple. Sucessor do iPhone 4, é a quinta geração do iPhone, um dispositivo que combina um iPod widescreen com um ecrã sensível ao toque, telemóvel e internet. Representa o segundo “gadget” da Apple a usar o processador dual-core A5, sendo mais rápido que o anterior. Comparando ainda com o iPhone4, foi corrigida a falha na recepção de rede, tendo sido implementada uma antena extra,...
tracking img