Corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências da Saúde
Departamento de Enfermagem
Disciplina: Seminário Integrado I - Enfermagem


















CORPO HUMANO









Trabalho apresentado à UFPR como avaliação parcial da disciplina Seminário Integrado - I, pelos alunos do 1° período de Enfermagem.Profª Drª Liliana Müller Larocca.









CURITIBA

2011

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Idade Antiga

1. Roma

2. O corpo na Idade Antiga

3. As diferentes civilizações e localidades

3. Idade Média

1. A sociedade

2. O corpo na Idade Média

4. Idade moderna

1. Mudanças na sociedade

1. O humanismo

2. Orenascimento

3. O renascimento científico

2. Capitalismo

3. A higiene e os banhos

1. Cosméticos

4. As mulheres na Idade moderna

5. Idade Contemporânea

5.1. Grandes acontecimentos do século XIX:
5.2. O corpo na Idade contemporânea

5.2.1. O corpo no século XIX

5.2.2. O corpo no século XX e XXI

5.3. Higiene e cuidados como corpo

6. Considerações finais

7. Referências bibliográficas


1. INTRODUÇÃO


2. IDADE ANTIGA

Idade Antiga é o período que se estende desde a invenção da escrita (de 4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.).

No caso da Europa e do Oriente Próximo, diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. Os sumérios,na Mesopotâmia, foram a civilização que originou a escrita e a urbanização, mais ou menos ao mesmo tempo em que surgia a civilização egípcia. Depois disso, já no I milênio a. C., os persas foram os primeiros a constituir um grande império, que foi posteriormente conquistado por Alexandre, o Grande.

  2.1. Roma

A Roma Antiga surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na penínsulaItálica no século X a.C.. Localizada ao longo do Mar Mediterrâneo e na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo. Em seus séculos de existência, a civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica, até se transformar em um império cada vez mais autocrático. O império Romano chegou a dominar o Sudoeste da Europa Ocidental, Sudeste da Europa/Balcãs e toda a bacia doMediterrâneo através da conquista e assimilação.

A civilização romana é muitas vezes agrupada na "antiguidade clássica" com a Grécia Antiga, uma civilização que, junto com a civilização etrusca e as muitas outras civilizações que os romanos conquistaram e assimilaram, inspirou grande parte da cultura da Roma Antiga. A Roma antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito,governo, guerra, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influencia sobre o mundo de hoje.

2.2. O corpo na Idade Antiga

Com relação à saúde é na Grécia antiga que a  medicina passa a ser considerada uma ciência, pois a doença passa a ser vista como um fenômeno natural. Nesse período que vai de cerca de400 a.C. a 200 d.C., houve uma investigação mais sistemática dos distúrbios orgânicos e, o que é mais importante, o conhecimento adquirido e as teorias elaboradas eram transmitidas a discípulos em escolas de medicina.  Assim, a capacidade de curar deixa de ser simplesmente um dom dos céus, torna-se algo que pode ser ensinado, transmitido.

A beleza e o asseio eram para os gregos antigosdois requisitos importantes. Tanto em esculturas como em vasos podemos admirar homens e mulheres elegantes e em poses graciosas. Os jovens cuidavam do corpo mantendo-o forte a fim de se tornarem bons soldados e atletas, a nudez era considerada normal pelos jovens mancebos, que nos jogos olímpicos competiam sempre nus. Após as competições os homens e os rapazes esfregavam-se com azeite para...
tracking img