Coronelismo, enxada e voto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coronelismo, enxada e voto
• Século XX
• Profundamente vinculado à estrutura econômica e social do país
• Manifestação do poder privado (enfraquecido) cuja base de sustentação é a estrutura agrária do país. Manifestações alimentadas pelo poder público (parte forte), que se explica justamente em função do regime representativo.
CARACTERÍSTICAS SECUNDÁRIAS
• Ofalseamento do voto: Por meio dos votos de cabresto. A força eleitoral empresta ao coronel prestígio político, natural coroamento de sua privilegiada situação econômica e social de dono de terras. Dentro da sua esfera própria de influência, o “coronel” como que resume em sua pessoa, sem substituí-las, importantes instituições sociais. Exerce, por exemplo, uma ampla jurisdição sobre seusdependentes, compondo rixas e desavenças e proferindo, às vezes, verdadeiros arbitramentos, que os interessados respeitam. Também se enfeixam em suas mãos, com ou sem caráter oficial, extensas funções policiais, com o auxílio de empregados, agregados ou capangas.
- São, pois, os fazendeiros e chefes locais que custeiam as despesas do alistamento e da eleição. Sem dinheiro e sem interesse direto, o roceironão faria o menor sacrifício nesse sentido.
- A falta de espírito público, tantas vezes irrogada ao chefe político local, é desmentida, com freqüência, por seu desvelo pelo progresso do distrito ou município. É ao seu interesse e à sua insistência que se devem os principais melhoramentos do lugar. É com essas realizações de utilidade pública, algumas das quais dependem só do seu desempenho eprestígio político, enquanto outras podem requerer contribuições pessoais suas e dos amigos, é com elas que, em grande parte, o chefe municipal constrói ou conserva sua posição de liderança.
• O filhotismo: O coronel faz uma infinidade de préstimos pessoais a seus protegidos, de emprestar dinheiro a forçar casamento. – Manifestação do paternalismo.
- A definitiva reabilitação virá com a vitóriaeleitoral, porque, em política, no seu critério “só há uma vergonha: perder”. Por isso mesmo, o filhotismo tanto contribui para desorganizar a administração municipal.
- O desespero do interior (pela falta de recursos) só explica uma parte da anarquia administrativa em muitas municipalidades. A outra parcela de responsabilidade cabe, de um lado, ao filhotismo, que convoca muitos agregados para amesma gamela municipal e, de outro lado, à utilização do dinheiro, dos bens e dos serviços do governo municipal nas batalhas eleitorais.
• O mandonismo: A outra face do filhotismo é o mandonismo, que se manifesta na perseguição aos adversários. Em regra, eram tratáveis durante o ano inteiro, dando-se bem com toda gente, os oposicionistas, inclusive, mas reservando sua beliciosidade paraos dias de eleição, quando assumiam atitudes agressivas limitadas ao pleito, e nesse terreno capazes de todas as astúcias e de todos os golpes.
- Conquanto se classifiquem neste ou naquele partido, menos por amor à doutrina que por acaso de nascimento, relações de amizade, reconhecimento a obséquios, dependências, conservam-se fiéis à bandeira jurada. Tão firmes e cumpridores da sua palavra quede antemão podia afirmar-se qual o resultado de cada colégio, sendo raras as surpresas.
- Aspecto importantíssimo do coronelismo, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os coronéis, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro lado, a situação política dominante do Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da forçapolicial. Forças mutuamente dependentes.
- Mesmo quando o governo estadual tem candidatos próprios, evita nomeá-los, desde que venha isso a representar quebra de prestígio do chefe político do município. O chamado familiarismo e outras formas de nepotismo podem ser classificados como aspectos do patrimonialismo.
• A desorganização dos serviços públicos locais: É sabido que os serviços...
tracking img