Corantes direto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Os corantes diretos são também chamados corantes substantivos, tingindo diretamente a fibra, são muitos utilizados em fibras celulósicas pelo processo de esgotamento, em processo de impregnação são menos freqüentes, devido a este grau elevado de substantividade. Mas, devido à semelhança com corantes ácidos, certos corantes diretos tingem também a lã, seda e poliamida.
Os corantesdiretos são relativamente econômicos e de fácil aplicação, quando comparados com outras classes de corantes para celulose.
A ligação do corante com a fibra é feita através de pontes de Hidrogênio. A maioria dos corantes diretos é constituída de compostos azóicos sulfonados.
Avaliando o esquema de tingimento com corantes diretos. O processo é realizado normalmente na presença de NaCI ou Na2SO4,com Ph neutro ou ligeiramente alcalino. Os corantes, previamente dissolvidos, são adicionados ao banho de tintura à 25ºC (temp. ambiente), a fim de que entre em contato com o material o mais finamente diluído, possibilitando uma melhor igualização. A uma temperatura de 98ºC, o sal deve ser adicionado por partes, para evitar uma montagem muita rápida, prejudicando a uniformidade.
Após o tingimentoo material é lavado, para a remoção de excesso do corante não fixado, e submetido a um tratamento posterior com fixador durante 20 minutos a 60 – 70 ºC ou 40ºC dependendo do fixador.
As solidezes à luz possuem grandes variações desde tingimentos bem sólidos à luz, até outros pouco sólidos, bem como, a solidez aos tratamentos úmidos variam muito.
O consumo de água é usualmente menor, porque alavagem final não é muito intensa e o nível de sal nos efluentes é muito menor do que na maioria dos corantes reativos e a grande vantagem desta classe de corantes é o alto grau de exaustão durante a aplicação e conseqüente a diminuição do conteúdo do corante nas águas de rejeito.

2 METODOLOGIA

Foram realizadas pesquisas, referentes aos corantes diretos, sendo necessário verificar:
- Históriado surgimento do Corante Direto;
- Classes dos corantes e suas particularidades;
- Vantagens e desvantagens utilizando o tingimento direto;
- Gráficos e processos correspondentes;
- produtos auxiliares aplicados e suas características;
- Tempo de processo;
- Níveis de solidez da tintura;
- Solubilidade do corante;
- Cuidados nos processos de tingimento, para não ocorrer problemas naqualidade.
- Mecanismo de Interação com a fibra;

3 HISTÓRICO
Até o período anterior à metade do século XIX, os corantes eram quase sempre isolados de fontes naturais, principalmente de fontes vegetais ou animais. As propriedades de muitas destas substâncias estavam longe do ideal para as aplicações pretendidas, problema que se somava ao fato da indisponibilidade tanto comercial quanto porquestões de reprodução das suas fontes. Tais conjuntos de problemas conduziram ao desenvolvimento de corantes sintéticos com propriedades técnicas superiores, de baixo custo e rápida obtenção, independente de clima, ecologia ou mesmo rotas comerciais.
É de se destacar que o primeiro corante sintético foi descoberto por um feliz acaso. No ano de 1856, William Henry Perkin tentava preparar o alcalóidequinina em seu laboratório, mas seu trabalho experimental resultou na obtenção de um corante sintético hidrossolúvel, adequado ao tingimento de seda.
Havia a necessidade na época, de métodos simples para produção de roupas em massa com o advento da Revolução Industrial. Então, Böttiger em 1884, preparou o Vermelho Congo e descobriu que este corante tingia o algodão simplesmente fervendo osubstrato em uma solução de corante. Logo, surgiram vários corantes similares, chamados CORANTES DIRETOS, os quais são utilizados até hoje em muitas aplicações.
Os corantes diretos são também chamados corantes substantivos, devido à sua grande substantividade, ou seja, solúveis em água, capazes de tingir fibras celulósicas (algodão e viscose) através das ligações de Ponte de Hidrogênio, tingindo-as...
tracking img