Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração
Marjana da Silva










RESPONSABILIDADE SOCIAL














Caxias do Sul
2012



MARJANA DA SILVA







RESPONSABILIDADE SOCIAL






Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Administração para aprovação na disciplina deMetodologia da Pesquisa Científica.







Professora Ms Simone Emer


Caxias do Sul
2012


SUMÁRIO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO 3
1.1 Tema e delimitação 3
1.2 Problema de pesquisa 3
1.3 Hipóteses 3
1.4 Objetivos 4
1.4.1Geral 4
1.4.2 Específicos 4
1.5 Justificativa 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
3. METODOLOGIA 9
3.1 Tipos de pesquisa 9
3.2 Delimitação da população e amostragem 103.4 Técnicas de coletas de dados 10
3.5 Técnicas de análise dos dados 11
3.6 Cronograma 11
3.7 Orçamento 12
REFERENCIAL 13
APÊNDICE A – Questionário aplicado 14


CONTEXTUALIZAÇÃO



1.1 Tema e delimitação



O tema escolhido para essa pesquisa será Responsabilidade Social. Tendo como delimitação de estudo os benefícios da Responsabilidade Social para asempresas e para a sociedade.
Nesse sentido, pode-se iniciar essa investigação a partir da análise do conceito do que é e de quais ações e práticas podem ser classificadas como parte da Responsabilidade Social. Conforme Bowen (1951), define-se Responsabilidade Social como obrigações dos homens de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ações, que sejam compatíveiscom nossos fins e nossos valores na sociedade em que convivemos.
Portanto, responsabilidade social, é quando um gestor tende a se importar no meio em que trabalha, pensando assim, no meio ambiente mais limpo e na sociedade mais justa em que ele quer viver. Tende também a observar as opiniões não apenas dos empresários, mas também dos funcionários, da sociedade e dos clientes.Basicamente deve-se seguir os seus deveres e obrigações para com a sociedade em geral.






1.2 Problema de pesquisa



Na sociedade atual as empresas estão em constante desenvolvimento nas questões sociais, pois a ausência do mesmo ocasiona a perda de mercado e fortalecem o concorrente que está mais atualizado as mudanças sociais. As organizações que não contam com oprograma de Responsabilidade Social podem estar sujeitas a obter um maior número de desemprego e exclusão para seus colaboradores, com dificuldade em solucioná-los. Portanto, dificultando a possibilidade de construir uma boa imagem social ou manter por longo prazo sua imagem empresarial.
Nessa perspectiva que foi apresentada, quais os benefícios da Responsabilidade Social para as empresase para a sociedade?




1.3 Hipóteses



As empresas, que estrategicamente estão voltadas à gestão da responsabilidade social, assumem uma função de relevante interesse social tratando de questões como meio ambiente, educação, saúde e outros. A empresa bem sucedida deve conviver com a comunidade onde atua, pois é nela que encontra empregados, clientes e fornecedores. Oexercício da responsabilidade social incorpora na cultura da empresa a busca do bem estar da sociedade, associado ao crescimento da própria organização. Com a prática da responsabilidade social e a sua evidenciação, as empresas adquirem retorno institucional e a valorização da sua imagem, gerando benefícios tanto para ela como para a sociedade.
 É praticamente impossível medir oretorno de um projeto social, seja para o indivíduo, comunidade, corporações, país ou para o mundo. É certo que seus benefícios vão além das mais otimistas expectativas, principalmente por contribuir diretamente para o bem estar de todos os envolvidos. Para a corporação, vai além da fidelização em cadeia de consumidores em potenciais, visto que contribui diretamente para o bem estar do indivíduo,...
tracking img