Corais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Corais
Os corais são animais que contituem colónias coloridas e de diferentes formas, que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões.
Estes seres vivos desenvolvem-se em águas tropicais e são constituidos por um exoesqueleto de matéria orgânica ou de carbonato de cálcio.
O maior recife de coral situa-se na Grande Barreira de Coral, na costa australiana e é considerado omaior indivíduo vivo da Terra. No entanto, devido à poluição e ao aquecimento marinho, este encontra-se a morrer.
Estima-se que os recifes de corais cubram 284 300 km quadrados de oceano.
Alguns tipos de corais são encontrados a profundidades de 50 metros e realizam a fotossíntese.
Os corais encontram-se em vias de extinção devido ao desenvolvimento de terrenos, á poluição, ao descoramento decorais e á destruição de corais para venda
http://ememextincao.blogspot.com/2011/09/corais.html


Uma das maiores ameaças aos recifes de corais é o chamado "branqueamento de corais", processo que leva à morte centenas de corais ao redor do mundo. O fenômeno ocorre quando a temperatura da água aumenta, devido a causas naturais, como o El Niño[->0], ou provocadas pelo homem, como o aquecimentoglobal.

Com o aquecimento da água, as zooxantelas elevam sua taxa de fotossíntese[->1] e passam a produzir uma quantidade de oxigênio que é tóxica para os corais, que então as expulsam de seus tecidos. Como conseqüência, os corais tornam-se quebradiços e esbranquiçados (daí o nome branqueamento) e acabam morrendo e desestruturando os recifes.

A fauna habitante dos corais também é ameaçadapela pesca excessiva e pela coleta de peixes ornamentais para aquários. Uma das técnicas de captura consiste em mandar uma substância tóxica para água do mar, a volta do recife. Essa substância possui efeito anestésico nos peixes, tornando a sua coleta mais fácil.

http://educacao.uol.com.br/biologia/recifes-de-corais-1-barreira-atol-e-franja-sao-tipos-desse-ambiente-marinho.jhtm


Anémonase Corais


Phylum Cnidaria - cnidários (anémonas, medusas, corais)
Classe Anthozoa - anémonas, corais, gorgónias

O que são corais?
Os corais são invertebrados marinhos, pertencentes à mesma classe que as anémonas e com uma estrutura semelhante a estas. Distribuem-se pelos oceanos de todo o mundo, podendo ser solitários ou coloniais.

Os coloniais são os únicos corais que constroemrecifes. Cada colónia é constituída por milhões de pequenos pólipos de coral, em que cada um segrega um fino esqueleto de carbonato de cálcio à sua volta.

O resultado é uma estrutura maciça de carbonato de cálcio, resultante da sobreposição dos esqueletos das sucessivas gerações de pólipos. Os pólipos são semelhantes a anémonas minúsculas e, tal como estas, possuem tentáculos armados denematocistos, que usam para se defenderem e alimentarem.

Podem reproduzir-se assexuadamente, contribuindo para o aumento do tamanho e para a continuidade da colónia, ou sexuadamente, dando origem a novas colónias.

Recifes de coral
Os recifes de coral são, provavelmente, as comunidades bentónicas mais ricas e complexas dos oceanos.

Formaram-se ao longo de milhões de anos, a partir da deposição docarbonato de cálcio proveniente dos esqueletos de corais, e estão entre as comunidades marinhas mais antigas que se conhece - a sua história remonta há 500 milhões de anos atrás.

Em termos de biodiversidade, só são ultrapassados pelas florestas tropicais húmidas em terra - estima-se que um único recife de coral pode albergar, pelo menos, 3.000 espécies de animais.

Apesar de ocuparem menosde um por cento da área total dos oceanos, 25 por cento de todas as espécies de peixes existentes só se encontram nos recifes de coral!

Aqui, também se encontram representados quase todos os filos e classes conhecidos. A abundância de vida e o grande número de espécies, devem-se às condições únicas de protecção e alimento que os recifes lhes proporcionam.

Distribuição
A distribuição dos...
tracking img