Coral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
CORAL DE SÃO FÉLIX

ORIGEM DO CORAL

Música coral é o conjunto de composições para execução vocal compostas para serem cantadas por um número variável de vozes, sem acompanhamento instrumental (a capela) ou acompanhadas por instrumentos. Chama-se também canto a comunidade religiosa ou o Cabido que recita o Ofício Divino, embora não o cante. O coro, conjunto de intérpretes da músicacoral, tem como objetivo principal atingir uma perfeita homogeneidade e equilíbrio quanto ao volume e timbre das vozes. Os coros podem ser mistos (formados por cantores de sexos e idades diferentes) ou constituídos apenas de vozes femininas, masculinas ou infantis. Não são indispensáveis, para o integrante do coro, dotes vocais excepcionais, mas sim afinação, senso rítmico, musicalidade e noçõesde solfejo. Normalmente, o coro se compõe de quatro vozes mistas: soprano, contralto, tenor e baixo.
O coral surgiu no séc. XVI. Compreendendo Martinho Lutero (1483-1546), a importância da música no culto divino, e a necessidade da participação dos fiéis nos cânticos de louvor a Deus, ao empreender a Reforma, estabeleceu o uso do canto congregacional, abandonado por volta do século VI ou VII.Com a colaboração de João Walther (1496-1570), músico talentoso e amigo, preparou a primeira coleção luterana, mais duas coleções, uma com vinte e cinco outra com trinta e dois corais foram publicadas nesse mesmo ano. A partir de então, começaram aparecer numerosas coletâneas. Incluíam essas edições hinos latinos traduzidos para o alemão (pois Lutero julgava indispensável que o povo entendesse o queestava cantando), cantos espirituais da Idade Média e letras originais. Lutero escreveu trinta e seis hinos, entre textos de inspiração própria, traduções e versificações de passagens bíblicas. Conservou aos hinos latinos e aos cantos da Idade Média as melodias antigas, aplicando, à letras originais, novas músicas e, principalmente adaptações de melodias já existentes. Estas foram selecionadasdentre o riquíssimo folclore alemão e de outros países, dentre eles, o Brasil Interpretada por cerca de cinqüenta ou sessenta vozes nas abadias e capelas reais da Idade Média, a música coral viveu momentos de grandiosidade nos festivais Haendel realizados em Londres em meados do século XIX, quando grupos de até três mil cantores se apresentavam no palácio de Cristal.
Do início do cristianismo até ofinal do Renascimento, coube à música coral o papel de maior relevância na música sacra. O repertório profano teve seu auge na canção francesa e no madrigal italiano para quatro vozes mistas.
Com o nascimento da harmonia tonal e a criação da ópera, produziu-se uma renovação na música coral. O coro passou a ser empregado na missa, na ópera e no oratório, gêneros que predominaram no sul daEuropa, enquanto que nos países que aderiram ao protestantismo se desenvolveram a paixão e a cantata religiosa.
No século XVIII, as academias e conservatórios acabaram com o monopólio religioso da música vocal de conjunto. Nos cem anos seguintes as associações corais regulares, às vezes de dimensões gigantescas, continuaram a se multiplicar. No século XX, o ressurgimento do repertório folclórico datradição ocidental, harmonizado para várias vozes, e o aproveitamento de motivos africanos, asiáticos e ameríndios revalorizaram a música coral.
O repertório coral se compõe de peças cantadas em uníssono, à oitava, ou de composições polifônicas, com partes diferentes. Há obras para coros múltiplos, compostas para mais de um conjunto. No Brasil, o coro orfeônico é aquele que canta a capela. Deinício, o coral destinava-se a ser cantado pela congregação sem acompanhamento de órgão, cabendo ao coro ensiná-lo ao povo. Entretanto, como a melodia vinha usualmente no tenor, tronava-se difícil aprende-la, limitando-se os fiéis pouco a pouco, ouvir o coro e cantar, e passando este último a cultivar o moteto, pois as harmonizações da época mais se aproximavam dessa forma musical do que do coral...
tracking img