Corais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os cnidários são responsáveis pelas formações rochosas conhecidas como recifes coralíneos, um dos mais importantes ambientes dos mares que ocorre, geralmente, em regiões deáguas relativamente quentes.
A importância dos recifes de corais é que eles proporcionam o hábitat ideal para o desenvolvimento de grande parte da vida marinha. Abiodiversidade presente neles só é comparada às florestas tropicais em terra firme. Variedades de peixes, moluscos e uma quantidade incontável de algas e crustáceos vivem e sereproduzem no ambiente proporcionado pelos corais.
Estudos recentes revelaram, no entanto, que a maioria dos corais está ameaçada e que pode deixar de existir em um prazorelativamente curto, cerca de 100 anos, pois o processo de destruição vem se acelerando nos últimos tempos.
Muitas são as causas que têm contribuído para a destruição dos recifes decorais: a poluição costeira (esgoto doméstico, vazamento de petróleo), o turismo descontrolado, a pesca predatória de peixes, crustáceos e moluscos realizada pelo homem, querompe elos das cadeias alimentares do ecossistema, provocando um desequilíbrio que leva à morte dos corais. Com a morte dos corais, as demais formas de vida desaparecem dosrecifes. Várias comunidades humanas, que vivem da pesca e coletas de animais marinhos, também serão prejudicadas.
A maior formação de corais do mundo, com mais de 400 espécies,e também uma das maiores reservas ecológicas é a grande Barreira de Recifes, situada a 150 km a nordeste da Austrália, com 2.012 km de extensão. Está seriamente ameaçada, emvirtude da poluição e do turismo predatório. Se não houver um controle, os cientistas acreditam que ela ficará incrivelmente reduzida em 2050, podendo desaparecer até 2100.
tracking img