Copia e cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ILDEFONSO SIMÕES LOPES

CAROLINA ANFLOR BASSANI (TURMA 105)
CAROLINA PELISSOLI COÊLHO (TURMA 105)
FERNANDA LICHTLER GONÇALVES (TURMA 105)
LUÍSA SANTINI JANUÁRIO (TURMA 105)
MATEUS HEDLUND PACHECO (TURMA 105)
NATÁLIA MACHADO PEREIRA (TURMA 105)

PLÁGIO VIRTUAL

OS FATOS QUE LEVAM OS ALUNOS DA ESCOLA RURAL A PLAGIAR E O CONHECIMENTO DOS MESMOS EM RELAÇÃOÀS CONSEQUÊNCIAS DESTE ATO.





Disciplina: Seminário Integrado
Turma de 1° série do Ensino Médio
Professores: Andréia Valim de Oliveira
Ingmar Ohlweiler
Katia Airoldi
Sigrid Maria de Oliveira Disconzi


Osório
2012

PROBLEMA:

Os alunos da Escola Rural têm consciência das consequências do plágio virtual?

JUSTIFICATIVA:O mundo nos oferece muitas informações e facilidades, principalmente na internet. Diante desta afirmação, o tema “Plágio Virtual” torna-se curioso, pois alguns alunos continuam plagiando e não se esforçando para pesquisar um assunto e reproduzi-lo com as próprias palavras; causando um baixo rendimento e dificuldade de formular argumentos.

OBJETIVO GERAL:

Verificar os fatos que levamos alunos da Escola Rural a plagiar e alertá-los das consequências deste ato.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- comprovar os plágios;
- analisar a porcentagem de alunos que plagiam;
- identificar os motivos que levam os alunos a cometer o plágio;
- diferenciar plágio de pesquisa.





Referencial teórico:

A internet é uma ferramenta moderna utilizada a todo instante emqualquer lugar do mundo. Hoje em dia, as pessoas têm acesso praticamente livre à navegação pela rede, tornando fácil muitas informações. Ao mesmo tempo em que esta proporciona vários benefícios, como dado para pesquisas, entretenimento e comunicação, traz também alguns malefícios. Dentre eles, está o plágio virtual, considerado crime pela Lei dos Direitos Autorais, n° 9.610, de 19 de fevereiro de1998, tendo como consequência uma pena equivalente de três meses a um ano de prisão ou multa para quem se adotar indevidamente de um conteúdo que não é de sua autoria. O plágio virtual é o ato de, ao copiar, tornar “nosso” um conteúdo que não nos pertence, seja textos, letras de músicas, trabalhos escolares, ideias, pensamentos, poesias, trechos de livros, entre outros. Conforme Luft eBarbosa (1991, p.487):
O plágio significa a ação de apresentar como seu um trabalho alheio. Ou seja, se apropriar de um determinado trabalho sem dar os créditos devidos a quem o escreveu.
Plágio, segundo o dicionário Aurélio (2012), é:
Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem). A origem etimológica da palavra ilustra o conceito que ela carrega: vem do grego(através do latim) 'plagios', que significa 'trapaceiro', 'obliquo'. Mas não é somente esse conceito que a palavra carrega. De alguma maneira, uma definição mais moderna poderia englobar "fracassado", já que uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, apenas o faz por incapacidade de fazer, ela mesma, a sua própria obra. Aqui cabe um acréscimo: além de ser ilegal, mesmo queautorizado, o plágio revela desonestidade intelectual. Ou seja, mesmo que não levado a um tribunal, é uma atitude condenável. É pena isso não ser evidente a todos.
É de muita importância que haja a diferenciação entre plágio e pesquisa, levando em consideração que quem plagia, copia o conteúdo de outra pessoa e não utiliza os créditos e identificação do criador da obra; enquanto pesquisa podeser definida como leitura e interpretação de um tema, onde o pesquisador reflete sobre a essência do mesmo e organiza as próprias ideias; podendo acrescentar citações presentes no assunto e ressaltando os direitos autorais do autor. De acordo com Luiz Castro Junior (2011), “existem alguns tipos de plagiadores classificados, tais como: Amador, invejoso, preguiçoso, incoerente e...
tracking img