Os direitos fundamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Direitos fundamentais

Os Direitos Fundamentais visam assegurar a todos uma existência digna, livre e igual, criando condições à plena realização das potencialidades do ser humano. Nas palavrasdo eminente jurista Alexandre de Moraes pode ser definido como “O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito a sua dignidade, por meiode sua proteção contra o arbítrio do poder estatal e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana”.

Por serem indispensáveis à existência das pessoas,possuem as seguintes características: 

1. Inalienabilidade: são direitos intransferíveis e inegociáveis. 

2. Imprescritibilidade: não deixam de ser exigíveis em razão do não uso. 

3.Irrenunciabilidade: nenhum ser humano pode abrir mão da existência desses direitos. 

4.Universalidade: devem ser respeitados e reconhecidos no mundo todo. 

5.Limitabilidade: não são absolutos. Podem serlimitados sempre que houver uma hipótese de colisão de direitos fundamentais. 

É importante salientar que esses direitos são variáveis, modificando-se ao longo da história de acordo com asnecessidades e interesses do homem. Essa transformação é explicada com base na teoria das gerações de direitos fundamentais, criada a partir do lema revolucionário francês (liberdade, igualdade, fraternidade).Na doutrina constitucional, mais atualizada, encontram-se quatro gerações de direitos fundamentais. O termo “geração” serve para distinguir o momento histórico em que surgiu a tutela de novosdireitos. Para constitucionalistas, são três as gerações de direitos fundamentais, mais a doutrina atual criou a quarta geração. As gerações dos direitos fundamentais são:
Direitos da primeira geração oudireitos de liberdade: Surgiram nos séculos XVII e XVIII e foram os primeiros reconhecidos pelos textos constitucionais. Compreendem direitos civis e político inerente ao ser humano e oponível ao...
tracking img