Cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEX WILLIAM DE SOUZA SANTOS
JUDITE RIVAROLA DAVANZO
LUIZ ROBERTO DE ASSIS JUNIOR
PAULO TOBIAS MARTINS
SAMUEL PAREJA
SONIA CRISTINA

COOPERATIVAS DE PRODUTORES.

COOPERATIVAS DE PRODUTORES.

Princípios doutrinários do cooperativismo

A doutrina cooperativista surgiu em 1844, com o movimento de um grupo de 28 tecelões ingleses do distrito de Lancashire, os quais fundaram umacooperativa de consumo denominada “Rochdale Society of Equitable Pionners” cujo objetivo era encontrar formas para melhorar sua precária situação econômica através do auxílio mútuo. Este fato simbolizou o início do movimento cooperativista que se alastrou por todo o mundo, onde estabeleceram princípios, que regulamentam o seu funcionamento junto aos cooperados:
1.Da livre e aberta adesão dos sócios; Ascooperativas são organizações voluntarias, abertas a todas as pessoas interessadas em utilizar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades da sociedade, sem discriminação social, racial, politica, religiosa e sexual (de gênero).
2.Gestao e controle democrático dos sócios; As cooperativas são organizações democráticas controladas por seus associados que participam ativamente na fixaçãode suas politicas e tomadas de decisões.
Homens e mulheres, quando assumem como representante eleitos, respondem pela associação. Nas cooperativas de primeiro grau, os sócios tem direitos iguais do voto (um sócio, um voto). Cooperativas de outros graus são também organizadas de forma democrática.
3. Participação econômica do sócio;
Os associados contribuem equitativamente e controlamdemocraticamente o capital de sua cooperativa. Ao menos parte desse capital é, geralmente de propriedade comum da cooperativa.
Os associados geralmente recebem benefícios limitados pelo capital subscrito, quando houver, como condição de associação.
Os sócios destinam as sobras para algumas das seguintes: desenvolver sua cooperativa, possibilitando a formação de servas, onde ao menos parte das quais sejamindivisíveis; beneficiar os associados na promoção de suas transações com a cooperativa; e sustentar outras atividades aprovadas pela sociedade (associação).
4.Atonomia e independência;
As cooperativas são autônomas, organizações de auto ajuda, controladas por seus membros.
Nas relações com outras organizações inclusive governos, ou quando obtém capital de fontes externas, o fazem de modo quegarantam o controle democrático pelos seus associados e mantenham a autonomia da cooperativa.
5.Educacao, treinamento e informação;
As cooperativas fornecem educação e treinamento a seus sócios, aos representantes eleitos, aos administradores e empregados, para que eles possam contribuir efetivamente ao desenvolvimento de sua cooperativa.
Eles informam ao publico em geral particularmente aosjovens e lideres de opinião sobre a natureza e os benefícios da cooperação.
6.Cooperação entre as cooperativas;
As cooperativas servem seus associados mais efetivamente e fortalecem o movimento cooperativista, trabalhando juntas através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
7.Interesse pela comunidade;
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável de suascomunidades através de politicas aprovadas por seus associados.
A ideia de cooperativismo rege a união de todos os associados onde juntos visam o mesmo ideal e o mesmo direcionamento, fortalecendo os interesses em comum, baseando-se em valores de ajuda mutua e responsabilidade. Onde ficam claro os valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seusemelhante.
No âmbito mundial, o órgão representativo do movimento cooperativista é a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) sediada em Genebra (Suíça). Fundada em 1895, é classificada como uma ONG (Organização Não Governamental), conforme citado por Chomel (1993:p.137) e OCB (1996b).
No Brasil, o movimento cooperativista teve início no final do século XIX. Como primeiras iniciativas são citadas, a...
tracking img