Conversao eletromecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESP1006 – Fundamentos de Máquinas Elétricas

1

1. CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Estuda os princípios e processos de conversão de energia elétrica em mecânica e vice-versa. Desenvolve meios para a obtenção dos modelos dos transdutores eletromecânicos. A energia é convertida para forma elétrica devido a: ⇒ facilidade de transmissão, ⇒ facilidade de Processamento. A conversãoeletromecânica envolve a troca de energia entre um sistema mecânico e um sistema elétrico através de um campo de acoplamento, que pode ser de origem elétrica ou magnética. CONVERSÃO ELETROMECÂNICA - Processo que realiza-se através do campo elétrico ou magnético de um dispositivo de conversão, como agente intermediário. Este processo é essencialmente reversível, exceto por uma pequena quantidade de energia quese perde em aquecimento. TRANSDUTORES – dispositivos que tomam uma forma de energia e a convertem em outra. Ex.: geradores, eletroímãs, alto-falantes, microfones, vibradores, etc. Um transdutor pode ser dividido em três partes: elétrica, mecânica e eletromecânica propriamente dita. Os dispositivos que realizam a conversão de energia também podem ser classificados, segundo o número de camposenvolvidos, em: A) Dispositivos de excitação única - desenvolvem forças de impulso não– controladas. Ex.: relés, solenóides, atuadores diversos. B) Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação - desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades. Obs.: 1. Ímãs permanentes - freqüentemente usados como um dos caminhos de excitação. 2. Em muitosdispositivos – um caminho de excitação estabelece o nível de campo elétrico ou magnético.O outro caminho trabalha com sinais. Ex.: altofalantes, motores de conjugado, tacômetros e captadores. 3. Nos dispositivos de potência – realiza-se a conversão contínua da energia. Ex.: motores e geradores.

Prroff.. Geomarr M... Marrttiinss Pro f. Geomar M Martin s P o Geoma M Ma n

DESP///CT///UFSM DESP C T U FSMDESP CT UFSM

ESP1006 – Fundamentos de Máquinas Elétricas

2

DIVISÃO DOS DISPOSITIVOS DE CONVERSÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO A- Dispositivos para medição e controle (transdutores): Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação. Desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais à forças e velocidades. Geralmente funcionam em condições lineares (saída proporcional aentrada), com sinais relativamente pequenos. Ex: Motores de conjugado, microfones, fonocaptadores, alto-falantes. B- Dispositivos que produzem força: Desenvolvem forças de impulso não controladas. Ex: Atuadores à solenóides, relés, eletroímãs. C- Dispositivos para contínua conversão de energia: Dispositivos de potência. Ex: Motores e geradores.

1.1 BALANÇO DE ENERGIA
A conversão eletromecânicade energia envolve 04 formas de energia: 1- Elétrica; são: 1- Princípio da conservação de energia; 2- Leis do campo elétrico e magnético; 3- Leis dos circuitos elétricos; 4- Leis de Newton da mecânica. O balanço de energia segue o Princípio da conservação de energia e é aplicável a todos os dispositivos de conversão de energia. Este pode ser visto na figura 3.1.
Entrada de energia de fonteelétrica = Saída de energia mecânica Aumento na energia armazenada no campo de acoplamento Energia convertida em calor

2- Mecânica;

3- Magnética;

4- Calor.

As leis que determinam as relações características do acoplamento eletromecânico

+

+

Figura 3.1 – Diagrama do balanço de energia CAUSAS DA CONVERSÃO IRREVERSÍVEL DA ENERGIA EM CALOR 1. Passagem da corrente nas resistênciaselétricas. 2. Energia mecânica absorvida no atrito e ventilação é convertida em calor.

Prroff.. Geomarr M... Marrttiinss Pro f. Geomar M Martin s P o Geoma M Ma n

DESP///CT///UFSM DESP C T U FSM DESP CT UFSM

ESP1006 – Fundamentos de Máquinas Elétricas

3

3. Energia absorvida pelo campo de acoplamento, convertida em calor, como perda magnética no núcleo (no acoplamento magnético) ou...
tracking img