Controller

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO COM ENFASE EM EMPREEENDEDORISMO


CARINE SCHMITT GREGOLIN
EVELIN REGINA ALBANO BALASTRELLI
PAOLO PEGO DE OLIVEIRA







CONTROLLER


















TANGARÁ DA SERRA – MT
MARÇO DE 2012
CARINE SCHMITT GREGOLIN
EVELIN REGINA ALBANOBALASTRELLI
PAOLO PEGO DE OLIVEIRA










CONTROLLER


Atividade desenvolvida e apresentada a Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Tangará da Serra, em cumprimento a disciplina de Contabilidade Gerencial II do curso de Administração em Empreendedorismo.

Professor: Airton Montesuma de Carvalho










TANGARÁ DA SERRA – MT.
MARÇO DE 2012.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO4
1. CONTROLADORIA 5
2. CONTROLLER 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO 9

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Estrutura de controladoria. Fonte: Pedovese 2004, p. 35 6

INTRODUÇÃO
Neste trabalho de pesquisa serão abordados os conceitos de controladoria e consequentemente o de controller, bem como suas funções e papéis dentro da organização.
A controladoria é uma importanteferramenta que as organizações possuem para a tomada de decisão, pois gera informações confiáveis, supervisionando os setores como o de contabilidade, finanças, recursos humanos etc, ou seja, é ela quem dá apoio nas decisões a serem tomadas nestes setores para a organização.
O controller é o profissional que cuidará para que essas importantes informações para a tomada de decisões, sejam geradas,supervisionando e monitorando os processos e setores, informando e influenciando para que se tenha êxito no alcance dos objetivos descritos na missão da organização.


1. CONTROLADORIA
A controladoria é quem reúne as informações para dar suporte aos tomadores de decisão, tendo como suas funções principais, exercer os controles contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais daorganização.
Segundo Padoveze (2004, p.31) a “controladoria é a unidade administrativa dentro da empresa que, através da Ciência Contábil e do Sistema de Informação de Controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema da empresa.” É ela quem dá suporte aos negócios da empresa para que atinja os objetivos organizacionais, ou seja, é a controladoria que tem aresponsabilidade de fazer acontecer o planejado.
“A controladoria com enfoque em resultados tem como uma de suas premissas básicas que os gestores são responsáveis pelo lucro das atividades sob sua responsabilidade. Portanto, impõe-se naturalmente a necessidade de um subsistema contábil para o gerenciamento das diversas áreas da empresa. O foco desse gerenciamento é o conceito de gestão econômica, ou seja,baseada em resultados econômicos, lucro ou prejuízo. Consequentemente, a avaliação de desempenho setorial deve ser também parametrizada pelo lucro gerado pelas atividades sob a responsabilidade de um gestor.” (PADOVEZE, 2004, p. 259)
A controladoria avalia o desempenho do gestor e analisa quais fatores estão ou não contribuindo para alcançar a missão da organização, missão essa que é explicita pormeio de produtos ou serviços que são oferecidos aos clientes, e há vários processos e atividades para que isso ocorra. A controladoria deve assegurar então a eficácia da empresa, controlando as operações e os resultados planejados pelos executivos. Para isso, claro, a controladoria recolhe informações através do sistema de apoio a gestão – controle econômico da empresa-, com a integração dossistemas operacionais que fornecem informações necessárias ao planejamento e controle das atividades operacionais.
Assim, a controladoria faz mensuração econômica das operações, controla e avalia os resultados e desempenho dos gestores, assegurando o resultado de da organização e assumindo funções regulatórias. Vale ressaltar que a controladoria é função de apoio e não de responsabilidade final pela...
tracking img