Controles Internos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
2. CONCEITO

Segundo Martins de Oliveira (2013): são conjuntos de procedimentos que visam detectar e prevenir desvios, erros e irregularidades intencionais (fraudes) ou não.
Attie (1992) afirma que: “O controle interno compreende todos os meios planejados numa empresa para dirigir, restringir, governar e conferir suas várias atividades com o propósito de fazer cumprir os seus objetivos”.Para ACIPA (American Institute of Certified Public Accountants): “O controle Interno compreende o plano da organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração”. E afirma que são quatroos objetivos do controle interno:
● Proteção de ativos;
● Obtenção de informação adequada;
● Promoção da eficiência operacional; e
● Estimulação da obediência e do respeito às políticas da administração.

3. FUNÇÕES

Funções de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão dainformação contábil, classificando-se em:
Preventivo: reduzir e prevenir os graus de exposição. Previne o risco antecipadamente.
Detectivo: demonstra a existência de anomalias no sistema ou seja, detecta o problema ocorrido.
Automatizado: o sistema é totalmente automatizado. Antecipa-se ao problema evitando manualidade.

4. CLASSIFICAÇÃO

4.1 Controles Administrativos e Organizacionais:Compreendem os métodos administrativos e operacionais implantados para uso rotineiro nas diversas atividades da organização.
4.2 Controles Contábeis: Devem fornecer à administração meios de identificar erros ou omissões nos registros contábeis.
4.3 Controles Gerenciais: São dispositivos pelos quais as informações são produzidas e fornecidas à administração de forma que possam ser controladas,revisadas e utilizadas através de indicadores.
Ex: Fluxo de caixa que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período.

5. PRINCÍPIOS BÁSICOS
Em consonância com as normas de governança corporativa e a convergência das normas brasileiras de contabilidade para as normas internacionais, as literaturas e as normas rezam que a administração daempresa é a responsável pelo estabelecimento do sistema de controle interno, pela verificação de que se o sistema está sendo seguido pelos funcionários e também são responsáveis pela modificação do sistema, no sentido de adaptá-lo às novas circunstâncias. Então temos como principais princípios:
Segregação de função: nenhum funcionário pode processar sozinho uma transação do inicio ao fim.
Ex:Quem faz não aprova e quem aprova não faz.
Princípio da Responsabilidade: nenhuma operação poderá ser processada sem haver alguma forma de autorização. As atribuições dos funcionários ou setores internos da empresa devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito, mediante o estabelecimento de manuais internos de organização, afim de detectar erros e irregularidades e apurarresponsabilidades por eventuais omissões na realização das transações da empresa;
Rotinas internas: A empresa deve definir no manual de organização todas as suas rotinas internas. Essas rotinas compreendem: Formulários internos e externos, como por exemplo, requisição de materiais ou serviços, formulário de cotação de preços, ordem de compra, aviso de recebimento de material, fichas delançamento contábil, boletim de fundo fixo, carta de comunicação com os bancos, formulário de devolução de material, entre outros.
Acesso aos ativos: A empresa deve limitar o acesso dos funcionários a seus ativos e estabelecer controles físicos sobre esses. O acesso aos ativos da empresa compreende: i) manuseio de numerário recebido antes de ser depositado em conta bancária; ii) emissão de cheques...
tracking img