Controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
Controle
1- Defina o conceito de controle. Qual é a sua relação com a função do planejamento?
O controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos.
O planejamento especifica os objetivos organizacionais e controleverifica se esses objetivos estão sendo realizados. Sem objetivos, o controle não seria possível, uma vez que não existiriam padrões para avaliar o desempenho da organização.

2- Quais são as diferenças entre o controle de mercado, de burocracia e de clã?
Controle de Marcado consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, paraavaliar e controlar as atividades e os resultados da organização. É um controle que avalia o desempenho com base em fatores externos da organização.
Controle Burocrático é assegurado mediante autoridade e responsabilidade hierárquicas, fazendo uso de mecanismos administrativos e burocráticos, com regras, normas, padrões, políticas, procedimentos e orçamentos para influenciar e avaliar odesempenho.
Controle de Clã é assegurado pelo compartilhamento de valores, normais, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional. O controle de clã confia na cultura incorporada e nos relacionamentos informais para regular o comportamento do empregado e facilitar p alcance dos objetivos organizacionais.

3- Dê exemplo de controle preventivo,simultâneo e posterior em um banco comercial.
Controle Preventivo: Exigir aos clientes na hora de solicitar empréstimo, uma lista de documentação que permita ao banco analisar e administrar o risco do cliente, evitando problemas futuros como o não pagamento da dívida.
Controle Simultâneo: Financiamento de uma imóvel onde os bancos financeiros ficam monitorando o pagamento da dívida pelos clientes e casoeste fique inadimplente do um determinado período, antes que a “bola de neve” cresça mais, o banco aciona a justiça solicitando o retorno do imóvel e depois o leilão do mesmo para cobrir uma parte ou toda dívida existente ainda.
Controle Posterior: Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com parâmetros de desempenho previamente estabelecidos. Ex: A meta de um banco é captar 1500clientes/mês, só que a média mensal durante os seis primeiros meses do ano foi de apenas 1000 clientes/mês. Um desvio negativo de 33% do que o estabelecido na meta.

4- Quais são as etapas do processo de controle? Qual é a mais importante?
O estabelecimento de parâmetros de desenvolvimento; a medição do desempenho real; a comparação do desempenho observado com os parâmetros preestabelecidos e aimplementação de medidas corretivas.
Para mim, todos os processos de controle são importantes, mas darei ênfase ao processo de comparação do desempenho com os parâmetros preestabelecidos, pois ele avalia o desempenho real em comparação com os parâmetros estabelecidos e consequentemente avalia os desvios que acontecem na decorrer da execução das atividades, e cabe ao administrador interpretar aaceitabilidade dessa variação. Um gestor pode acompanhar diariamente a produção de um determinado insumo e comparar como a meta estabelecida para aquele período saber se a meta será atingida ou não.

5- O que você entende por sistema de controle? Quais são as características dos sistemas de controle eficazes? Dê que modo fatores como a dimensão, a estrutura ou a cultura organizacionais pode influenciaro desenho de sistema de controle?
São definidos como conjuntos coordenados de regras, princípios e práticas que interagem de forma regular e previsível, buscando coletar informações essenciais ao processo de controle.
As características são: precisão, rapidez, economia, flexibilidade, inteligibilidade, aceitação, critérios múltiplos e razoáveis, foco estratégico, ênfase nas exceções e adoção...
tracking img