Controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Sete de Setembro

Dionízio Neto

Keliane

Luana

Andreiv

Antonio césar

Sistemas de Informação 1º Período

Controle

Paulo Afonso – BA

06 de dezembro de 2010

Conceito de Controle

A palavra controle pode assumir vários e diferentes significados, tais como frear, regular, conferir, exercerautoridade sobre alguém, entre outros. Na função administrativa, o controle monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidas.

Processo de Controle

O controle tem por finalidade assegurar que os resultados que foram organizados, planejados e dirigidos se ajustem aos objetivos previamente estabelecidos.O processo de controle consiste em quatro etapas ou fases:

1- Estabelecer objetivos ou padrões de desempenho;

2- Avaliação do desempenho atual;

3- Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos;

4- Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades;

O controle é caracterizado pelo seu aspecto repetitivo ou cíclico.Deve ser visualizado como um processo sistêmico em que cada etapa influencia e é influenciada pelas demais.

Fases do controle

1. Estabelecimento de padrões de desempenho

O processo de controle tem como primeiro passo estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar ou manter. Os objetivos servem como pontos de referência para os resultados oudesempenho de uma organização. O padrão é um nível de atividade estabelecido para servir como modelo para a avaliação do desempenho organizacional. Um padrão significa um nível de desempenho ou de realização que se pretende obter como referência. Os padrões tem como funcionalidade determinar se a atividade organizacional é adequada ou inadequada, e dependem diretamente dos objetivos e fornecem osparâmetros que deverão balizar o funcionamento do sistema. Existem vários tipos de padrões utilizados para controlar e avaliar os diferentes recursos da organização, como:

• Padrões de quantidade: Número de funcionários, total de vendas, porcentagem de rotação de estoque, volume de produção, índice de acidentes, índice de absenteísmo, etc.

• Padrões de qualidade: Qualidade de produção,qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela organização, índice de manutenção de máquinas e equipamentos, assistência técnica, atendimento ao cliente, etc.

• Padrões de tempo: Permanência média do funcionário na organização, tempo de processamento dos pedidos de clientes, tempos padrões de produção, ciclo operacional financeiro, etc.

• Padrões de custo:Custo do processamento de umpedido, custo de uma requisição de material, custo de estocagem de matérias-primas, custo de ordem de serviço, custos diretos e indiretos de produção, relação custo-benefício de um equipamento, etc.

Os padrões definem o que deve ser medido em termos de qualidade, quantidade, custos e tempo dentro de uma organização.

2. Avaliação do desempenho

Para se controlar odesempenho deve-se, pelo menos, conhecer algo a respeito dele e do seu passado, Isto pode parecer coisa simples, porém, se a base da mediação ou mensuração não for bem definida, o processo cairá em erros e confusões. Um sistema de controle depende da informação imediata a respeito do desempenho e da unidade de mensuração deverá estar de acordo com o padrão predeterminado e deverá ser expressa de formaque facilite uma comparação entre o desempenho e o padrão de desempenho desejado.

 3. Comparação do desempenho com o padrão

A comparação do desempenho com o que foi planejado não busca apenas localizar os erros ou desvios, mas também permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle, além de proporcionar rápidas comparações, permite localizar...
tracking img