Controle total de perdas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prevanção e Controle de Perdas


Industria 2.jpg
1- INTRODUÇÃO:

Um breve retrospecto histórico seria o suficiente para se inferir que o prevencionismo, em seu mais amplo sentido, evoluiu de uma maneira crescente, englobando um número cada vez maior de fatores e atividades, desde as precoces ações de “reparação” de danos (lesão) ,até uma conceituação bastante ampla, onde se buscou aprevenção de todas as situações geradoras de efeitos indesejados ao trabalho. As atividades que transcedem de longe a pura “prevenção de acidentes ”como definidas duas ou três décadas passadas.
Ainda , pode-se notar que essas abordagens se assemelham em seu objetivo de “controle de danos” , ou “controle total de perdas” etc , porém diferem em aspectos básicos . Assim , há uma corrente que é fortementebaseada no aspecto administrativo de prevenção, conjugando as “velhas técnicas” a algumas outras mais recentes, mas enfatizando a ação administrativa de controle e procurando desse modo fornecer uma “roupagem” nova à questão.
A outra corrente é derivada de um enfoque mais técnico da infortunista , e que procura dar soluções técnicas, a problemas técnicos pode-se dizer que mais uma vez ossubprodutos da corrida espacial ofereceram abundantes e proveitosas aplicações na vida em geral . Os engenheiros de segurança de sistemas e as técnicas aí aplicadas surgiram da necessidade imperiosa de segurança total, em uma área onde não se poderiam correr riscos.
Muitas técnicas foram desenvolvidas com o correr do tempo, dirigidas ao campo aeroespacial, automotivo e indústrias de apoio as quais , notou–se depois, seriam igualmente úteis nas áreas “civis” de riscos, as técnicas de segurança de sistemas foram asssim apresentadas pouco a pouco ao prevencionismo cívil, já na década de sessenta, e, ainda hoje, essa infiltração é incipiente, havendo pouca literatura que as reuna , principalmente quando as suas aplicações diretas na prevenção do dia – a – dia .
Muito se tem divulgado sobre prevençãode danos , prevenção de perdas e controle total de perdas; em alguns casos, os termos tem sido usados para substituir a palavra segurança , isto tem dificultado sobremaneira a compreensão do assunto.

2- A EVOLUÇÃO DO PREVENCIONISMO

Neste capitulo, é nossa intenção apresentar um breve retrospecto da evolução do prevencionismo, mostrando os vários enfoques dados à infortunística eevidenciando a crescente amplitude das ações desenvolvidas até o aparecimento da “Engenharia de Segurança de Sistema”.
Inicialmente , em diversos países, surgiram e evoluiram ações tendentes a prevenir danos ás pessoas decorrentes de atividades laborais. Foram elaboradas normas e disposições legais enfim, toda uma legislação social de “reparação” de danos (lesão). Dessa forma, o seguro social ( PrevidênciaSocial ) realizava e realiza ações assegurando o risco de acidentes, ou melhor dizendo, risco de lesões. Por outro lado, estudiosos como H.W.Heinrich e Roland P.Blake apontavam a necessidade de ações tão ou mais importantes, que deveriam tender a prevenir os acidentes, além de assegurar também, o risco de lesões. Assim lado a lado com o seguro social, desenvolveram-se atividades de âmbito edenominações varias, iniciando-se a evolução do prevencionismo.

2.1 ESTUDOS REALIZADOS

Diversos autores desenvolveram estudos no sentido de melhorar a compreensão do problema, propor metodologias para mudança de estilo e aferir resultados.

2.1.1 ESTUDOS DE H.W. HEINRICH

Heinrich , em 1931 , efetuou uma pesquisa que revelou a relação 4.1 entre os custos segurados (diretos ) e não segurados(indiretos) de um acidente . Esse valor , muito difundido e repetido foi obtido para a média indústrial americana, e não era seu propósito usá-lo em todos os casos, como estimativa do custo de acidentes.
Afinal , o que significam estes termos ? Quais suas origens? Quais suas aplicações? As respostas não são difícies, se não vejamos: Podemos distinguir hoje dois estilos de programas de...
tracking img