Controle Interno

Páginas: 7 (1539 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014

CONTROLE INTERNO : UMA FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO


Alexandre Almeida
Aline Trappel
Íosniquisson Alex Braga

RESUMO















INTRODUÇÃO

Cada vez mais, os empresários ampliam seu campo de visão em relação à contabilidade e a utilização de suas ferramentas para apoio de boas gestões. As suas diversas demonstrações despertam o interesses de investidores,transparecem e inspiram confiança aos sócios e ainda são base de segurança para tomadas de decisões para os administradores.
Tão Importante quanto, a aplicação de Controles Internos, pois toda empresa possui metas a serem alcançadas, os gestores e proprietários visam lucratividade, crescimento e estabilidade, valores esses que correspondam ao reconhecimento e sucesso empresarial, Empresas de pequenoporte são inovadores e empreendedoras e na função de garantir a proteção do patrimônio, é importante verificar e analisar a existência e atuação do Controle Interno como meio de visualizar todos os procedimentos desenvolvidos internamente na empresa, para que através dessa análise possa ser traçados novos caminhos e investimentos.
O controle interno consiste num conjunto de políticas eprocedimentos que são desenvolvidas e operacionalizadas para garantir certeza a cerca da confiabilidade, que pode ser depositada nas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas e elaboradas de acordo com os princípios da contabilidade. O sistema de controle pode evidenciar um conjunto de atividades que envolvam recursos da entidade, salvaguardando o equilíbrio das contas, alertando osurgimento de irregularidades e sanando-as em tempo hábil de forma a permitir uma competente gestão (QUEIROZ; QUEIROZ, 2007).
Este artigo ressalta a importância do Controle Interno, e este se dá pelo acompanhamento da eficácia e eficiência das operações, da legitimidade das informações contábeis e financeiras e da conformidade dos atos com as leis e normas estabelecidas, diferenciado do ControleAdministrativo.
Para alcançar o objetivo com a eficácia desejada, o Controle Interno deve ser aplicado de acordo com a segregação de responsabilidades, em níveis estratégicos, tático e operacional. Os colaboradores são figuras ímpares na aplicação, pois controle de coisas só se dará através de um controle adequado das pessoas.





Conceito de Controle Interno

Para iniciar o conceito deControle Interno vamos nos basear no definido pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil, Audibra (1992, p.48), registra:
(...) controles internos devem ser entendidos como qualquer ação tomada pela administração (assim compreendida tanto a Alta Administração como os níveis gerenciais apropriados) para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos sejamatingidos. A Alta Administração e a gerência planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar uma razoável certeza de realização.
O controle está diretamente relacionado com as demais funções do processo administrativo: planejamento, organização e direção. Representa um reflexo de todas as demais funções administrativas, propiciando a mensuração e aavaliação dos resultados da ação empresarial.
Para Almeida (1996, p.50), “o controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa”.
Podemos ainda afirma que o Controle Interno, não pode se aplicadosomente de forma técnica e genérica, apenas respondendo e cumprindo relatórios de forma estritamente burocrática, e sim deve ser analisado sensivelmente pelo Auditor Interno responsável o histórico comportamento da Administração da empresa e seus colaboradores, para então aplicar os controles de forma mais eficiente, encaixado com a rotina e personalidade da empresa. Garantindo assim, um controle...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle interno
  • controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!