Controle de qualidade no laboratorio de analises clinicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

[pic]

Sistema urinário
O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar substâncias indesejáveis do nosso organismo.

[pic]
Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue ereabsorver água e outras moléculas úteis ao nosso organismo
O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar a ureia e outras substâncias consideradas tóxicas para o nosso organismo.
Emnosso sistema urinário há um par de rins que recebe o sangue através das artérias renais. Essas artérias se ramificam em várias artérias menores, chamadas de arteríolas aferentes. Cada uma dessasarteríolas se conecta a um néfron e se ramifica, formando um novelo chamado de glomérulo renal.
O sangue chega até os rins pelas artérias renais e entra nas arteríolas do glomérulo renal em alta pressão,forçando o líquido constituído de água e pequenas moléculas como ureia, glicose, aminoácidos e sais a saírem para a cápsula renal. A cápsula renal é a estrutura em forma de taça situada na extremidadedo néfron. Em seu interior encontramos o glomérulo renal. 
Esse líquido que sai do sangue é conhecido como filtrado glomerular ou urina inicial. Esse filtrado sai da cápsula renal e vai para o túbulorenal ou néfrico. O túbulo renal é uma das estruturas que compõem o néfron, e é composto por três regiões: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou túbulo reto, e o túbulo contorcido distal. Éno túbulo proximal que ocorre, por meio de transporte ativo, a reabsorção de moléculas úteis ao organismo, como glicose, aminoácidos e sais.
Após o túbulo contorcido proximal, encontra-se a alçanéfrica. Na alça néfrica há dois ramos, um ascendente e outro descendente. No ramo descendente, a reabsorção de água por osmose continua; e no ramo ascendente, os sais são reabsorvidos.
Depois do ramoascendente, encontra-se a parte final do túbulo contorcido distal. As paredes desse túbulo têm permeabilidade variável com relação à água, pois se o corpo precisar de água, as paredes do túbulo se...
tracking img