Controle de natalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior do Litoral do Paraná

Controle de Natalidade:
Solução da Pobreza?

Trabalho entregue pelos Docentes : Adionil Martins Filho, Odair José dos Santos e Pedro Alex Mileski, aos 04 de maio de 2011, no Isulpar, para a Profª Mstr. Maria Cecilia Romanel, com o objetivo de obtenção de nota referentes as atividades avaliativas do primeiro bimestre do curso de geografia.

ParanaguáMaio de 2011
Introdução:

O que é controle de natalidade?

Controle de natalidade, diversos procedimentos empregados para evitar a gravidez, ou seja, reduzir o aumento populacional. Atualmente, os métodos disponíveis variam dos permanentes, tal como a esterilização cirúrgica, aos temporários, que devem ser utilizados durante o coito.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Controle de Natalidade ao longo da história mundial:

Um tema polêmico, como controle de natalidade pode parecer uma questão moderna, mas não é. Os anticoncepcionais têm sido utilizados de uma forma ou de outra durante milhares de anos ao longo da história humana e até mesmo na pré-história. Na verdade, o planejamento familiar sempre foiamplamente praticado, mesmo em sociedades dominadas por códigos sociais, políticos ou religiosos que exigem que as pessoas “Sede fecundos e multiplicai”.A história do controle de natalidade podem ser contadas há muitos séculos. De fato, as mulheres de todo o mundo têm usado o método de controle de natalidade mesmo antes de haver qualquer inovação contraceptiva ou procedimentos médicos. No entanto,muitos destes métodos nem sempre foram tão seguros e efetivos como os atualmente disponíveis.
Séculos atrás, as mulheres chinesas bebiam chumbo e mercúrio para controlar a fertilidade, o que muitas vezes resultavam em esterilidade ou morte. Durante a Idade Média na Europa, mágicos aconselhavam as mulheres a usarem os testículos de uma doninha nas coxas ou pendurar o pé deste animal em seu pescoço.Outros amuletos da época eram coroas de ervas, fígado dissecado de gatos ou fragmentos de ossos de gatos (mas só os pretos), fios de linho amarrados em um pano e embebidos em sangue menstrual, ou o ânus de uma lebre. Acreditava-se também que uma mulher poderia evitar a gravidez se andasse três vezes a pé ao redor do local onde uma loba grávida tivesse urinado.Em 1850 aC, o mais antigo dispositivocontraceptivo conhecido para as mulheres foi o pessário. Pessários são objetos ou misturas inseridas na vagina para bloquear ou matar o esperma. Por volta de 1850 aC, os egípcios usaram óvulos feitos de excrementos de crocodilo, mel e carbonato de sódio. O esterco de crocodilo é alcalino.
O preservativo foi inventado no Egito por volta de 3000 aC. Desenhos antigos mostram claramente homens usandopreservativo, por vezes feitas de material que pode ter sido de origem animal. Não está claro do que eles foram feitos ou se eles foram usados para o sexo ou para o vestido cerimonial. O mais antigo registro conhecido de preservativos datados por volta de 1640 foram encontrados no Castelo de Dudley, perto de Birmingham, Inglaterra. Elas eram feitas de intestino de peixes e animais. Os preservativosnaqueles dias eram mais utilizados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis do que para a contracepção.
Os preservativos semelhantes aos que hoje conhecemos vieram mais tarde por meio de Charles Goodyear que conseguiu a patente da vulcanização da borracha em 1844. Logo, os preservativos de borracha eram produzidos em massa. Ao contrário de preservativos modernos que são feitas para serusado uma vez e jogado fora, os preservativos eram lavados, untados com vaselina, e colocados em caixas de madeira para posterior reutilização.

Taxa de natalidade e políticas de planejamento familiar:

Os pesquisadores, estudiosos, cientistas demonstram relatórios que incentivam o controle de natalidade. 
No entanto esse controle é direcionado aos países do sul (subdesenvolvidos) e não...
tracking img