Controle de natalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O Regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou dar á luz, denomina-se “Controle de Natalidade ou ainda Contracepção”. Estas ações também conhecidas como métodos anticoncepcionais, que são fundamentais hoje em dia para o planejamento familiar.
Sendo também um assunto político e eticamentecontroverso em muitas culturas e religiões, o aborto especificamente controverso enfrenta oposição de muitas pessoas.
Existem três teorias para o crescimento demográfico, nos quais muitos países se preocupam:
Teoria de Malthus, Teoria Neomalthusiana (Alarmista) e Teoria Reformista ou Marxista.

• TEORIA DE MALTHUS – A população crescia de forma geométrica e a produção de alimentos de formaaritmética. Propunha uma política de controle anti natalista, com medidas de controle de natalidade e o número de filhos compatível com os recursos dos pais.
• TEORIA NEOMALTHUSIANA (ALARMISTA) – Atribuíam a culpa pela situação de miséria ao crescimento populacional. Defendiam programas rígidos de controle de natalidade, com uso de todos os métodos possíveis.
• TEORIA REFORMISTA OU MARXISTA –Consideram a própria miséria responsável pelo crescimento populacional. Os países não se tornam desenvolvidos apenas pela redução das taxas de natalidade.






BRASIL
O controle de natalidade é uma questão bastante discutida e um tanto polêmica.
Os pesquisadores, estudiosos, cientistas demonstram relatórios que incentivam o controle de natalidade.
No entanto esse controle é direcionado aospaíses do sul (subdesenvolvidos) e não aos países do norte (desenvolvidos), eles recomendam, mas não praticam, pelo contrário, nesses países ocorrem incentivos para que as famílias tenham mais filhos.
Essa polêmica tem explicação, é que a densidade demográfica dos países do norte está quase que decrescendo diferentemente dos países do sul que possuem altos índices de crescimento natural/vegetativo.Sem dúvida medidas de implantação de controle de natalidade pode ser o alicerce para a solução de vários problemas que assolam a sociedade atual, seja nos países do norte ou do sul.
Quanto aos problemas ambientais, podemos encontrar algumas soluções se diminuirmos a quantidade de pessoas automaticamente diminuiremos o consumo. A água, por exemplo, que é um dos grandes problemas desse século,poderia ser mais poupado, se diminuísse a quantidade de pessoas que necessitam desse recurso teremos mais reservas e lançaremos menos detritos na natureza, reduzindo a poluição.
No campo energético não seria necessário construir novas usinas hidrelétricas, que em suas instalações provocam profundos impactos ambientais e sociais.
Outro fator importante é referente à emissão de gases queconsequentemente seria amenizada, e que de certa forma, iria contribuir para neutralizar o processo do aquecimento global.
Ainda com essa medida não seria necessário abrir novas áreas de cultivo para a produção de alimentos.
No campo social o controle de natalidade serviria para diminuir o crime, pois o governo poderia assistir melhor os jovens, a quantidade de empregos possivelmente aumentaria, haveriadiminuição da fome devido aos programas sociais que poderiam atender melhor a população, a saúde, a educação e mais uma série de outros problemas contemporâneos poderiam ser solucionados.
Mas, o primordial do contexto é garantir as condições de vida na Terra, pois essa não possui recursos infinitos para suprir a sociedade de consumo, e nem capacidade de regeneração de todos os “lixos” que essasociedade produz.
A natureza já está apresentando sinais de cansaço e saturação e apenas o homem pode decidir o futuro das próximas gerações.

Controle psicológico de natalidade

Há quem diga que no Brasil não há controle de natalidade. Realmente, o Estado não tem imposto a quantidade de filhos que cada casal deve ter. Mas ainda assim, existem razões para acreditar que a sociedade brasileira...
tracking img