Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Criação de Banco de Dados para Controle de Estoque Têxtil.

Objetivos: Este projeto tem por objetivo a criação de banco de dados para controle de estoque têxtil, visando criar uma ferramenta ágil e precisa para organização das informações dos produtos, bem como facilitar a geração de relatórios gerenciais para tomada de decisão.

Palavras Chave: Banco de Dados, MER, Relacionamento.Introdução: (resumo)

Justificativa:

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para este projeto, utilizaremos como fundamentação teórica a pesquisa realizada a partir das obras de quatro autores distintos.
Inicialmente analisaremos algumas ideias de Marco Aurélio P. Dias, focado principalmente nos conceitos, funções e controle de estoques.
Em segundo lugar, descreveremos alguns aspectos dopensamento de Carlos Alberto Heuser focando a tecnologia do Banco de dados.

Em seguida apresentaremos um breve resumo das principais ideias apresentadas por Felipe Nery Rodrigues Machado e Mauricio Pereira de Abreu, iniciando o desenvolvimento de um banco de dados.

E finalmente discutiremos a teoria de Gilda Aché Taveira, apresentando a modelagem dos dados.

Funções e controlede estoques
No Livro Administração de Materiais, o Autor Marco Aurélio P. Dias aborda a função e a importância dos estoques para uma empresa.

“O importante é otimizar o investimento em estoque, aumentando o uso eficiente dos meios de planejamento e controle, minimizando as necessidades de capital para o estoque. Os estoques de produto acabado, matéria-prima e material em processonão podem ser vistos independentemente. Seja qual for a decisão tomada sobre qualquer um desses tipos, ela deverá ter influências sobre os demais.” (MARCO AURÉLIO P. DIAS, 1997, pag.11)

Nota-se que um dos principais objetivos de um estoque é atender com eficiência as necessidades de uma empresa evitando o acúmulo ou falta de material, que em ambos os casos acarretará prejuízo ao seudesempenho. Desta forma o autor alerta para a visão global dos elementos de um estoque, já que eles fazem parte de um processo em cadeia.

“O estoque é necessário para que o processo de produção-vendas da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de Controle de Estoque acompanhao nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.” (MARCO AURÉLIO P. DIAS, 1997, pag.14)

Aqui o estoque é classificado em três categorias que deverão ser acompanhadas por um setor específico, responsável pela análise de seu fluxo e também pelo auxílio nas tomadas de decisões quanto a possíveis investimentos e qual nível adequado deve ser mantido.

“Existe uma situaçãoconflitante entre a disponibilidade de estoque e a vinculação do capital, que pode ser visualizada no Quadro 2.1. Sob o enfoque de vendas, deseja-se um estoque elevado para atender os clientes. Do ponto de vista financeiro, necessita-se de estoques reduzidos para diminuir o capital investido.” (MARCO AURÉLIO P. DIAS, 1997, pag.20)

Fica clara a importância de um sistema informatizado para ocontrole de estoques, para que as decisões sejam tomadas da forma mais equilibrada e eficiente possível, tendo em vista o grande volume de dados e a complexidade de sua manipulação, bem como a variedade de interesses das áreas envolvidas, sendo que quase sempre há conflitos entre elas.

Banco de dados
‘O Banco de dados é o sistema que organiza uma grande quantidade de informaçõesrelacionadas a um determinado assunto em determinada ordem.

A lista telefônica é um grande exemplo de banco de dados. Todos os dados que são referentes à mesma pessoa estão na mesma linha, isso é chamado de Registro. O tipo ou categoria da informação (Nome, Telefone, Endereço e etc.) sobre uma pessoa é separado por colunas, na qual chamamos de Campos. No nosso caso mencionaremos sobre estoque....
tracking img