Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Integração da Logística no Abastecimento da Produção
Ronaldo Diotto Dias da Costa¹ ronaldo.d.costa@cummins.com Gilberto Walter de Miranda² gilware@terra.com.br

1 Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil 2 Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil

RESUMO
Este trabalho propõe desenvolver e aplicar o conceito de Logística Integrada com empresas ligadas ao setorautomobilístico seja esta montadora, ou até mesmo empresas de auto peça, unindo de uma maneira prática e objetiva, ferramentas e conceitos simples de controle de estoque, como o Kanban, bem como as novas tecnologias que vêm sendo colocadas no mercado nos últimos anos. O foco do projeto apresentado nesse trabalho vem a ser o abastecimento da linha de produção, entretanto para que isso ocorra demaneira sincronizada é necessária toda a estruturação da logística integrada apresentada neste. Palavras-Chave: Logística, Kanban, Just-in-time.

1. INTRODUÇÃO O presente artigo trata do sistema de abastecimento Kanban dos itens da linha de montagem de uma empresa de fabricação de motores diesel no Brasil. Deve-se destacar que a presente montadora encontra-se sempre em processo de início deprodução de novos modelos, a operalização do abastecimento desses itens passa-se cada vez mais exigir ferramentas de autocontrole. O objetivo desse estudo é a melhoria da gestão do sistema pull dos itens, via técnica Kanban, de tal forma a permitir um processo produtivo mais enxuto. Nesse contexto, evitando-se desperdícios e permitindo claro entendimento do processo por parte de todos os colaboradoresenvolvidos na linha de linha de produção, direta ou indiretamente. 2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA A empresa creditada pelo pioneirismo da idéia do Kanban é a Toyota Motor Company do Japão, desenvolvida pelo seu ex-vice-presidente Taiichi Ohno. As idéias de Ohno sobre o Kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quando esvaziadas. Como o espaço de cada um eralimitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade. Taiichi Ohno observou que o sistema de produção em massa implantado por Henry Ford e usado nos EUA era eficiente na redução do custo unitário dos produtos manufaturados durante períodos de alto crescimento da economia. Mas o sistema estava mal equipado para os períodos de baixo crescimento. A seu ver, o sistema de produção em massacriou um desperdício, baseado nos excessos de produção inerentes ao próprio sistema. Sua teoria diz que tudo que existir além da quantidade mínima de materiais, peças, equipamentos e operários (horas de trabalho), necessários para fazer um dado produto, são “perdas” e, portanto, só aumentam os custos em todo o sistema. Elimine os excessos de estoque na fábrica. Quando os problemas ocorrerem,identifique a causa e corrija-a. O processo de correção determinará a necessidade de encontrar a causa e não de encobri-la.

III SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

2

A indústria de manufatura já há tempo usa cartões de uma forma ou outra, anexados ao material em processo, pedidos, cartões, folhas de roteiro, etiquetas de atividade, etc. No entanto, estes cartões são usados emsistemas de empurrar, onde o produto é “empurrado” para o centro de trabalho seguinte assim que o centro de trabalho anterior tenha concluído as operações. O Kanban usa o sistema de puxar, onde o produto é mantido no centro de trabalho anterior até que o seguinte fique disponível (MOURA, 2003). O Kanban começou na Toyota como um programa para controlar o fluxo de produção em todo o sistema deprodução. O objetivo era melhorar a produtividade e envolver a mão-deobra. O sistema de cartão e os métodos de controle de fluxo surgiram a partir do objetivo original. Ohno desenvolveu uma nova maneira de coordenar o fluxo de peças no sistema de suprimentos, o sistema Just-in-time, no qual foi determinado que a produção de peças se restringiria a cada etapa prévia, para suprir a necessidade...
tracking img