Controle de estoque hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Estoque em Ambiente Hospitalar – 31 fls

Monografia (Especialização em Gestão Avançada em Sistemas de Saúde)

Faculdade São Camilo, Rio de Janeiro, 2011.



RESUMO

Com o avanço tecnológico, social e econômico os serviços hospitalares estão a cada dia se modernizando para acompanhar o mercado. A qualificação na mão de obra, a mudança das estruturas se tornam necessários paraatender uma demanda que a cada dia cresce mais e que tornam mais exigentes quanto os atendimentos.
Mas atualmente a crise está instalada no setor da saúde, toda hora aparece na mídia noticias que hospitais estão falidos, mas de quem a culpa? A culpa é da escassez de recursos para investimentos e a vulnerabilidade da gestão setorial, são aspectos que modificam o cenário e interferem no desempenho dosetor. O objetivo deste trabalho é apresentar como funciona um controle de estoque em um hospital, mostrando as dificuldades que um gestor tem no controle de uns dos principais itens do ativo. A situação já está complicada com a situação dos hospitais hoje, imagina então se um hospital não tem o controle de seu estoque, a situação ficaria ainda pior. E para finalizar, será apresentado um estudo decaso, desenvolvido no Hospital São José de Teresópolis que implantou um sistema integrado para auxiliar no controle do seu estoque.

ABASTRACT
With technological advancement, social and economic hospital services are being modernized every day to monitor the market. The qualification in the workforce, the changing structures become necessary to meet the demands that every day growsmore and become more demanding aboutthe calls. But the crisis is currently installed in the health sector, all the time appears in the news media that hospitals are bankrupt, but who to blame? Blame it on the lack of resources for investments and vulnerability management sector, are aspects that modify the landscape and affect the performance of the sector. The objective of this paper is to presenthow stocks control in a hospital, showing the difficulties that a manager has to control some of the main items of the asset. The situation is already complicated by the situation of hospitals today, then imagine if a hospital does not have control of their inventory, the situation would be worse. And finally, we present a case study developed at St. Joseph Hospital of Teresopolis who implementedan integrated system to help control your inventory.
INTRODUÇÃO
Até pouco tempo atrás, a nossa economia era vítima de uma inflação totalmente insegura, com isso, os setores considerados suporte em uma empresa, era visto com outros olhos pelos administradores.
A função de gestão de estoque é tão antiga quanto a própria administração, e com a evolução dos meios de comunicação, aaplicação de computadores, a globalização e a grande concorrência no mercado, os empresários tiveram que adotar uma política mais eficiente no que diz respeito ao controle de estoque, até para se tornar mais competitivos no mercado.
Os Gerentes de Suprimentos, responsáveis pela administração do estoque, reconhecem que a magnitude de suas funções era maior do que uma simples atividade de rotina, quelidava com a papelada gerada pelas tomadas de decisões em áreas diversas.
Antigamente, os hospitais não visavam resultados econômicos, as técnicas de gerenciamento de estoque eram desenvolvidas somente para indústrias. Mas, atualmente todas as atividades, incluindo o hospital, se preocupam com sua logística. No caso dos hospitais essa preocupação visa atingir além de um menor custo nareposição do seu estoque, serve também para prestação de um atendimento de qualidade para seus clientes.
Esse trabalho procura trazer de maneira simplificada e objetiva, um conteúdo acerca das rotinas integrantes em um controle de estoque no ramo hospitalar, que até pouco tempo atrás só se preocupava em atingir receita na sua função principal que é a prestação de serviço, hoje em dia já...
tracking img