Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERDAS DE CANA E IMPUREZAS VEGETAIS E MINERAIS NA COLHEITA MECANIZADA Mauro Sampaio Benedini
Gerente Regional de Produto – CTC

Fernando Pedro Reis Brod
Pesquisador – Engª Agrícola – CTC

José Guilherme Perticarrari
Coordenador de Pesquisa Tecnológica - CTC

Introdução - A mudança no sistema de colheita da cana, do corte manual com carregamento mecanizado para totalmente mecanizado comcolhedoras e mais recentemente, corte mecanizado sem queimar (cana crua); resultou inicialmente em elevação acentuada nas perdas de cana, podendo ultrapassar a 15% e aumento nas impurezas vegetais e minerais enviados à indústria. A quantidade de matéria vegetal (palha, ponteiros e folhas verdes) na cana crua é bem maior comparada à cana queimada. Se não for expelida pela colhedora durante oprocesso de colheita, a densidade de carga diminui, aumentando custos de transportes, bem como a eficiência de extração do caldo na indústria é menor. Desta maneira, a quantificação de perdas é indispensável para gerenciar o processo de colheita. Com o início da safra de 2009, vêm as dúvidas: colher mais cana e impurezas vegetais e minerais ou cana mais limpa com maiores perdas no campo? Avaliaçõesrotineiras de campo são necessárias para definir melhor qual o procedimento a ser tomado.

Tipos de perdas de cana - As perdas de cana durante a colheita podem ser classificadas em visíveis e invisíveis. As perdas visíveis são aquelas que podem ser detectadas no campo e ocorrem na forma de cana inteira, toco, tolete e pedaço de cana e são facilmente identificadas e coletadas no campo. Além das perdasvisíveis, outra parcela de cana é perdida na colheita mecanizada, chamada de perdas invisíveis que ocorrem na forma de caldo, serragem e pequenos estilhaços, durante o processamento interno da matéria-prima na colhedora, devido aos impactos mecânicos dos sistemas de corte, picagem, transporte e limpeza. O CTC vem estudando e quantificando estes parâmetros visando minimizá-los. Perdas invisíveis -A denominação “perdas invisíveis” se deve ao fato destas serem difíceis de serem identificadas e principalmente quantificadas no campo. A magnitude das perdas invisíveis é função de vários parâmetros, dentre os quais merecem maior destaque: estado das facas dos discos de corte de base e facão picador; tipo de lâmina do corte de base ou modelo de facão picador (síncrono ou rotativo); velocidade derotação dos extratores; tamanho do tolete; variedade de cana (propriedades físicas); tipo de colheita (com ou sem queima), e modelo de colhedora. Seus valores podem se situar entre 2,0 e 5,5%. O CTC realiza ensaios (em condições controladas) para quantificar estas perdas invisíveis objetivando conhecer as origens ou causas das perdas e atuar no processo e efetuar as correções necessárias para asua incidência (Figura 1).

1

Caldo

Serragem

Estilhaço Figura 1: Perdas invisíveis na forma de caldo, serragem e estilhaços.

Perdas visíveis – As perdas visíveis estão associadas às características da área a ser colhida: 1- Varietais (produtividade, tombamento, teor de fibra, comprimento do palmito, quantidade de palha, isoporização, etc.), 2- Preparação da área (padronização doespaçamento entre linhas, comprimento da área, sistematização do plantio, depressões e torrões, quebras de lombo, qualidade de cultivo, dificuldade de visualização, etc.); e também à operação em si da colheita que envolve treinamento dos profissionais, velocidade da colhedora compatível com o estado do canavial e em sincronismo com o reboque ou caminhão, situação dos equipamentos da colhedora,principalmente facas de corte de base e do rolo picador de toletes, velocidade do exaustor primário da colhedora, altura da carga, altura de corte de base, manutenção do equipamento, desponte, horário da colheita, altura de carga, etc. A quantificação destas perdas facilita as correções de falhas operacionais. As referentes às características do canavial poderão ser apenas minimizadas, principalmente...
tracking img