Agnus dei – missa de notre dame guillaume de machaut

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE MÚSICA

ANTÔNIO DALCIO SOARES DE ARAÚJO

Agnus Dei – Missa de Notre Dame
Guillaume de Machaut

RECIFE-PE
2013
ANTÔNIO DALCIO SOARES DE ARAÚJO

Agnus Dei – Missa de Notre Dame
Guillaume de Machaut

Trabalho analítico sobre a obra de Guillaume de Machaut, denominada Agnus Dei, da Missa de Notre Dame,para a disciplina de Estética.
Prof. Dierson Torres



RECIFE-PE
2013
RESUMO: Texto analítico sobre a obra de Guillaume de Machaut, denominada Agnus Dei - Missa de Notre Dame, abordando a vida do autor em sua trajetória, aspectos políticos, sociais e artísticos de sua época, e principalmente anotações estruturais e estéticas da obra em questão.

PALAVRAS-CHAVE: Machaut, Agnus Dei, Missa,Notre Dame.

ABSTRACT: Text analytical of the work of Guillaume de Machaut, called Agnus Dei, - Mass of Notre Dame, addressing the author’s life in its path, political, social and artistic aspects of his time, and particularly notes the structural and aesthetic of the work in question.

KEYWORDS: Machaut, Agnus Dei, Mass, Notre Dame.

1 INTRODUÇÃO

Para entendermos e também podermosafirmar que a Missa de Notre Dame, de Guillaume de Machaut, foi um marco na música medieval, faz-se necessário olharmos sobre o prisma do contexto histórico que Machaut se encontrava, bem como os aspectos políticos, sociais e até mesmo eclesiásticos.
Outras características marcantes da época têm suma importância em serem tratadas neste trabalho, como o cantochão e a transição entre a Ars Nova e ArsAntiqua.
O quê levara Guillaume de Machaut a romper/inovar com os padrões estabelecidos pela força clerical romana? Quais características fizeram Machaut ser reconhecido como um gênio? A Missa de Notre Dame nos ajudará a elucidarmos essas questões e nos curvarmos ante a genialidade daquele que foi um dos precursores da ars nova.

2 SUA ÉPOCA

No final do século XIII a prática agrícola jámostrava declínio na Europa e com o êxodo rural por parte dos camponeses, bem como a peste negra e as guerras entre a Inglaterra e França, foram acontecimentos para a queda ou pelo menos o enfraquecimento do sistema feudal dominante.
O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. O termo gótico foiutilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se "Arte Francesa ".
Deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, tendo Deus como elemento supremo. Percebe-se uma renovação dasformas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina. Contudo as idéias humanistas começavam a tirar essa exclusividade principalmente nas expressões artísticas fora do cerco da igreja.
Musicalmente, a cultura dividia-se entre culta e vulgar, coexistindo e influenciando-se mutuamente; a primeira documentada em latin e aoutra divulgada através da tradição oral no vernáculo, através dos trovadores.
A música oficial da Igreja na alta Idade Média, o canto gregoriano ou cantochão tinha como característica a monofonia (todas as vozes de um coro cantam a mesma linha melódica). No entanto, no ambiente profano, desenvolveu-se a chamada o cânone, onde vozes cantando uma mesma melodia entram sucessivamente, separadas porum ou mais compassos. Provavelmente dessas músicas surgem as primeiras idéias para uma nova organização musical, o estilo polifônico, ou seja, vozes cantando melodias diferentes ao mesmo tempo. Num primeiro instante (séc. IX), foi acrescentado à voz principal (vox principalis), que era um cantochão, uma segunda voz, a voz organal (vox organalis), que consistia numa duplicação da voz principal uma...
tracking img