Controle administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE ADMINISTRATIVO

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa teve como principal argumento de se analisar o processo administrativo do controle nas organizações. Justificamos que é imprescindível o controle nas organizações, pois é através do controle que a organização consegue identificar desperdícios e falhas redirecionando os erros em prol de lucros. Por isso estabeleceu-se como temática depesquisa: Controle Administrativo como problema de investigação e como devem ser utilizados os sistemas de Controle nas empresas nos dias de hoje, para de que se tornem competitivas/ produtivas. Os controles devem ser econômicos, expressivos, adequados, congruentes, oportunos, simples e operacionais . Segundo Peter F. Drucker os controles devem sempre se relacionar com os objetivos básicos e com asprioridades a estes conferidos, as atividades chave e as áreas relativas à consciência. Em outras palavras, os controles devem basear-se na definição que a empresa dá ao que ela própria é, ao que pretende ser e ao que deve ser.
O objetivo do projeto foi pesquisar as formas de controles aplicáveis às organizações possibilitando desempenhos eficazes. O controle, em qualquer área de aplicação,desempenha papel extremamente importante na preservação dos objetivos e na identificação da necessidade de mudar os objetivos. Examinamos os principais conceitos e técnicas que instrumentalizam o processo de controle, pesquisando livros, revistas e na pesquisa de campo resultando num relato de observação numa empresa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1- CONTROLE

No conjunto das funçõesadministrativas, o controle é praticamente a única função que tem estreita ligação com o planejamento.
Como se sabe, no conjunto de funções administrativas o passo primordial é o planejamento; posteriormente a organização para atender a este planejamento, segue-se como vai ser direcionado o processo e, finalmente caracterizasse o controle, que tem como função principal medir o progresso, impedir desvio dosplanos, indicar ação corretiva. A ação corretiva pode envolver medidas simples, como pequenas mudanças. Poderá até estabelecer novos objetivos, formulação de novos planos, modificação da estrutura organizacional e outros aspectos que conduzam ao melhor objetivo, atendendo desta forma ao princípio da flexibilidade.
Os controles organizacionais segundo Deming, (1982) apricado por Chiavenato.(1999, p. 636):
Compreendem, em todas as organizações, a administração cria mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis da vida organizacional. Em geral, os controles organizacionais servem para:
Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, pesquisas, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.

Padronizar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pelaorganização, mediante treinamento de pessoal, inspeções,verificações, controle estatísticos de qualidade e sistemas de recompensas e incentivos.
Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos, por meio exigência de registro escritos, inspeções, levantamentos, procedimentos de auditorias e divisão de responsabilidades.
Limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercidapelas posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de auditoria.
Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliação do desempenho do pessoal, supervisão direta, vigilância e registros, incluído informação sobre índices, como
produção por empregado ou perdas com refugos por empregados etc.Prevenir para garantir o alcance dos objetivos organizacionais, pela articulação de objetivos em um planejamento, uma vez que eles ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento das pessoas para o alcance dos resultados desejados.³

Além deste preâmbulo sobre controle, várias são as definições que o caracterizam, entre as quais podemos destacar as seguintes:
É a função...
tracking img