Hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hardware

1. Introdução
O objetivo deste trabalho é identificar os principais tipos, tendências e usos de computadores nas empresas e caracterizar as principais tecnologias e usos de periféricos de computador para entrada, saída e armazenamento de dados.
2.1. Definições
Todos os computadores são sistemas de componentes de processamento de informações que desempenha funções deentrada, processamento, saída, armazenamento e controle de dados.
Hardware é a parte física do computador, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, é o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários decomputadores modernos é realizada através do software. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional, que torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Exceletc).
2. Tendências em sistemas de computadores
Os sistemas de computadores são encontrados hoje de acordo com tamanho, forma e capacidade de computação. O rápido avanço da tecnologia tem gerado uma grande evolução dos dispositivos de hardware e softwares, que se tornam cada vez mais poderosos, eficientes e menores.
Categorias como mainframes, computadores de médio porte emicrocomputadores, ainda são usados para expressar o poder relativo de processamento e o número de usuários finais que podem ser assistidos por diferentes tipos de computadores.
3. Gerações de computadores
As principais mudanças e tendências nos sistemas de computadores ocorreram durante as etapas maiores – ou gerações – da computação e continuarão a ocorrer no futuro. A primeira geração dos computadoresdesenvolveu-se nos anos 50 e a atual quinta geração tem acelerado as tendências das gerações anteriores e continuará a evoluir tornando-os menores, mais rápidos, mais confiáveis, de aquisição e manutenção mais barata e com cada vez mais capacidade de conectividade.
Portanto, ao comprar computadores para fins empresariais devem-se levar alguns pontos em consideração além do preço, que acaba setornando apenas uma pequena parte do custo total de propriedade. São eles: desempenho confiável (que atenda aos objetivos do usuário) por um preço razoável; sistema operacional pronto e robusto; conectividade (rede, internet, intranet, wi-fi); facilidade de compra e de ajuste; plataforma estável e facilidade de upgrade; serviço e suporte rápidos e precisos.

4. Sistemas de microcomputadoresAtualmente, a principal função dos PCs é ser como uma janela para a internet, os computadores são dispositivos de comunicação e os consumidores querem que sejam o mais barato possível.
Os microcomputadores são a categoria mais importante para usuários finais, pois são poderosas estações de trabalho profissionais interconectadas para usuários finais nas empresas. São encontrados em modelos de portemanual, celular, tablet, notebook, portátil, de mesa etc. Podem ser usados como estações de trabalho, meio de comunicação ou como servidores de rede.
Existem também os computadores de rede – network computers – os NetPCs, e os terminais de rede, destinados basicamente ao uso com internet e intranets por funcionários das empresas com aplicações especializadas ou limitadas. Eles tem custo de aquisiçãoinferior de aquisição, manurtenção e suporte comparados aos PCs de características plenas.
5. Sistemas de computadores de médio porte
São sistemas para múltiplos usuários que podem gerenciar redes de PCs e terminais. São mais baratos do que os mainframes em termos de compra, operação e manutenção e atendem as necessidades de computação de muitas empresas.
Se tornaram populares nas empresas...
tracking img