Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01. INTRODUÇÃO
Neste trabalho citarei alguns objetos, fundamentos e fontes sobre O Direito Comercial, Direito Financeiro e Direito do Trabalho, buscando apresentar seus objetos, fontes e interpretação.
Direito Comercial é uma área em que penas alguns tem conhecimento de sua importância. Ele não abrange apenas os atos de comércio e o regime jurídico do comerciante, isso consistia a parte geraldo Código Comercial. É no direito comercial que se estuda, além da caracterização de quem seria comerciante (parte geral), os títulos de crédito, as marcas e patentes, a falência e concordata, o direito societário, o direito marítimo, o direito aeronáutico e, dependendo da corrente doutrinária a ser seguida, também o direito do mercado de capitais e o direito bancário. A doutrina consagrou quedisposições de ramos distintos se interpretam de forma distinta. Isso decorre, evidentemente, da natureza específica de cada ramo do direito, já que cada ramo do direito tem objeto de regulação distinto, expressões próprias, visam atender necessidades sociais diferenciadas.
Com o novo Código Civil foi revogada a primeira parte do Código Comercial de 1850, e inserida uma novidade no mundo jurídico: afigura do empresário (anteriormente “comerciante”) e dos atos empresariais (antes “atos do comercio”). Essa revogação não fez desaparecer o direito comercial, apenas a regulamentação dos atos praticados na economia entre pessoas de direito privado passou a ser feita pelo Código Civil.
Direito Financeiro consiste em promover o bem comum. O Estado promove o bem comum desenvolvendo diversasatividades chamadas atividades-fim, através dos serviços públicos, tais como: saúde, educação, justiça, segurança e outros. Toda e qualquer atividade fim do Estado exige dispêndio de recursos financeiros. Dentro desta realidade, o Estado é obrigado a desenvolver uma outra atividade, chamada atividade-meio voltada para: a busca desses recursos financeiros, a gerência do patrimônio estatal e para arealização dos gastos públicos. É a chamada Atividade.
Direito do trabalho, ou direito laboral, é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Estas normas, no Brasil, estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Constituição Federal e várias Leis Esparsas (como a lei que define otrabalho do estagiário, dentre outras).

2. DIREITO COMERCIAL

Direito Comercial é o ramos do direito privado que trata dos estudos das normas que regulam os atos necessários às atividades dos comerciantes no exercicio de sua prifissão, brm como os atos pela lei considerados mercantis, mesmo praticados por não comerciantes. O direito comerc ial é o direito dos comerciantes e dos atos do comercio,e está dividido em:

* Terrestre
* Marítimo
* Aeronáutico

2.1 Características do direito comercial

A) SIMPLICIDADE OU INFORMALIDADE: o Direito Comercial e menos formalista que o Direito Civil, até mesmo em atenção a maior celebridade própria das relações comerciais. Ex.: fiança e aval.

B) COSMOPOLITISMO: Consiste em um ramo do Direito Privado de envergadura internacional,com traços acentuadamente internacionais; característica que somente agora outros ramos do direito começam a adquirir em face da globalização dos mercados e unificação legislativa dos países de blocos econômicos.

C) ONEROSIDADE: Em regra, todo ato mercantil é oneroso. A onerosidade é regra e deve ser presumida; no direito civil, a gratuidade é constante (ex.: o mandato);

D) INDIVIDUALISM:As regras do Direito Comercial inspiram-se em acentuado individualismo, porque o lucro está diretamente vinculado ao interesse individual, contudo sofrem intervenções do Estado.

E) ELASTICIDADE: O Direito Comercial é muito mais inovador e dinâmico que os demais ramos do direito.

2.2 Fontes do direito comercial

A) FONTES PRIMÁRIAS:
- O Código Civil de 2.002;
- Legislação esparsa ou...
tracking img