Sitema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GERAÇOES E TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

SILVA, Ângela Sueli da1; TAMAE, Rodrigo Yoshio2
1-Discente do curso de Sistemas de Informação – ACEG/Garça - SP
2-Docente do curso de Sistemas de Informação – ACEG/Garça - SP
Ângela@hotmail.com; rytamae@yahoo.com.br

RESUMO

Os Sistemas Operacionais tem sido desenvolvidos com o propósito de tornar a utilização do computador mais eficiente e maisconveniente, permitindo ao usuário a utilização de vários recursos que o mesmo possa oferecer. É importante conhecer a história dos sistemas operacionais e a sua evolução para compreendermos melhor a evolução da tecnologia e é possível essa compreensão acompanhando essa evolução. Com o surgimento de sistemas operacionais os mais utilizados são o Unix, os da Apple, e da Microsoft e o Linux.Palavra-chave: evolução, usuário, recursos

ABSTRACT

Operating systems has been developed with the purpose of making your computer more efficient and more convenient, allowing the user to use various features that it can offer. It is important to know the history of operating systems and their evolution to understand better the evolution of technology and it is possible that understandingaccompanying this evolution. With the emergence of the most used operating systems are Unix, Apple, and Microsoft and Linux.
Keywords: evolution, user, resources.

1. INTRODUÇÃO

Os primeiros sistemas operacionais desenvolvidos permitiam que programas fossem processados em lotes seqüenciais. Os programadores preparavam jobs em cartões perfurados, repassavam para o operador e somente teriam osresultados horas depois. Após, teriam que verificar os cartões visualmente, compilar o programa, esperar horas ou dias pelo resultado, corrigir os eventuais erros e novamente compilar e assim por diante. Assim o sistema em lotes tornou-se difícil para o desenvolvimento de programas complexos, devido ao longo tempo de espera dos resultados e difícil entendimento dos extensos cartões perfurados.
Surgiucomo alternativa o time-sharing. Neste sistema os programas são desenvolvidos interativamente, tornando-se mais eficiente. Porém muitos destes sistemas suportavam apenas algumas linguagens, também restringiam o acesso dos programadores aos recursos do sistema.
Enfim com computadores pessoais, poderia dedicar uma máquina completa e com todos os recursos para um único programador, porém estecomputador não tem capacidade para suportar os testes e eliminação de erros das aplicações complexas, pois possuem baixa capacidade de memória principal. Assim o usuário tem acesso a um conjunto de periférica e ampla memória principal com elevadas velocidades de computação.
A metodologia utilizada foi leitura e pesquisa em sites.

2. DESENVOLVIMENTO

O Sistema Operacional é o principal software deum computador, ele é o primeiro a ser instalado no computador e o primeiro a ser carregado na memória... por exemplo: Windows, Linux, Unix, MAC/OS, OS/2, dentre muitos outros.
Ele serve para haver uma interação entre Hardware (parte física do computador) e Usuário via software. Ele opera e gerencia o Hardware e interagem com o Usuário através seus Softwares aplicativos (que são todos osprogramas que vemos na tela e que utilizamos de alguma maneira).
O Sistema Operacional mais conhecido e utilizado mundialmente é o Microsoft, porém o Sistema Operacional Linux vem a passos largos tomando o seu lugar no mercado. O Linux está sendo muito utilizado na função de servidor de redes corporativas. [Marback, 09/28/2006]
Para Pereira (11/27/2006), há poucos Sistemas Operacionais no mercado devidoa alguns fatores, sendo o primeiro deles o custo alto de se desenvolver um sistema operacional. Depois, a dificuldade em se programar um que funcione bem com todo tipo de hardware atual (no caso dos PCs), e por ultimo, competir com a Microsoft e seu Windows.

3. GERAÇÕES DE COMPUTADORES

A arquitetura de um computador depende do seu projeto lógico, enquanto que a sua implementação depende...
tracking img