Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anotações do Aluno

Aula Nº 1 – O Surgimento Da Controladoria Nas Organizações
Objetivos da aula:
Ao final desta aula você estará compreendendo a importância da Controladoria nas organizações e conhecendo as principais ferramentas utilizadas pelo “Controller” na sua atividade.

1. DEFINIÇÃO DE CONTROLADORIA
Aula 01 - O Surgimento da Controladoria nas Organizações
Segundo Mossimann(1999), a controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e, principalmente, da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia. Peleias (2002) define Controladoria como uma área da organização à qual é delegada autoridade paratomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão. Padoveze (2003) define como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa. Desta forma, segundo o mesmo autor, cabe a Controladoria a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental daCiência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.

Faculdade On-Line UVB

Controladoria e Auditoria



Anotações do Aluno

2. MISSÃO DA CONTROLADORIA
A missão da controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa visando garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas. A missão de cada área tem de estar atrelada àmissão principal da empresa para ter sucesso dentro do seu planejamento estratégico. Entende-se que a controladoria procura maximizar o resultado individual de cada área por meio da análise comparativa entre elas.

3. OBJETIVO DA CONTROLADORIA
A controladoria deve informar, influenciar e organizar a fim de instruir a administração na consecução de seus objetivos. De acordo com Catelli (2003), osobjetivos da controladoria, visando à missão estabelecida, são: a) promover a eficácia organizacional; b) viabilizar a gestão econômica; c) promover integração das áreas de responsabilidade. Segundo Catelli, atingir esse conjunto de objetivos significa obter resultados econômicos de acordo com as metas e condições estabelecidas, decorrentes de decisões tomadas a respeito de gestão econômica emum enfoque de abordagens sistêmicas. Portanto, é nosso ponto de congruência, se considerarmos a existência de uma hierarquia de objetivos. Dessa forma, a controladoria passa a contribuir como área de responsabilidade, ao lado das demais áreas que compõem a empresa para cumprir os objetivos definidos e manter a continuidade da organização. A controladoria terá como filosofia de atuação: • Coordenaresforços visando à sinergia das ações;
Faculdade On-Line UVB



Aula 01 - O Surgimento da Controladoria nas Organizações

Controladoria e Auditoria

Anotações do Aluno

• Participar ativamente no processo de planejamento; • Integrar e apoiar as áreas operacionais; • Induzir às melhores decisões para a empresa; • Gerar credibilidade, persuadir e motivar.

4. FUNÇÕES DO CONTROLLERDentro do sistema de informações, o controller é o gestor responsável pelo Departamento de Controladoria. Seu papel básico é zelar pelo processo, controle e sistema de informações gerenciais, econômicas e financeiras da organização, visando às sinergias entre áreas e à agregação de valor. Para Nakagawa (1993), o Controller desempenha sua função de controle de maneira muito especial, isto é, aoorganizar e reportar dados relevantes exerce uma força ou influência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa. Sua função principal na organização é manter o executivo principal da companhia e os demais usuários informados sobre os rumos que ela (empresa ou área) está tomando e sobre quais os pontos que, porventura, podem estar ou ficarão...
tracking img