Contratualismo hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hobbes introdução

Thomas Hobbes (1588-1679) é frequentemente conhecido como um filosofo da natureza e da sociedade humana. Sustentou que como tese que na humanidade a condição natural das pessoas é sempre a de guerra, desta maneira a vida para ele configurava-se como"solitária, pobre, sórdida embrutecida e curta, ele é um dos primeiro filósofos a elaborar a teoria do contrato social:acreditava que o Estado era o resultado de um pacto social realizado entre os homens livres para se submeter ao governo. Em sua obra-prima o Leviatã (1651) temos a fonte de seu pensamento sobre a humanidade e obviamente sobre o Estado, desta forma Hobbes figura em seu pensamento um "estado de natureza" que é a situação anterior à formação da sociedade, em que cada pessoa persegue os próprios interesses: umestado em que cada um está guerra com os demais. Como todos estariam em melhor situação se cooperassem, deve ser racional para cada um de nós restringir nossa liberdade e cumprir leis, contanto que possamos crer que todos farão o mesmo. Para Hobbes, isso pode ser alcançado por um contrato social que entregue o poder a um soberano capaz de impor a obediência universal às leis. No conjunto de seupensamento Hobbes encontrou outras preocupações distintas da política, foi um materialista e se destacou em sua contribuição para sistematizar as ciências naturais de seu tempo, gostaria de ser reconhecido como fundador da justiça natural ou da política natural. Também ele próprio como diz Sorell reivindicou ser distinguido como "o primeiro a reduzir a filosofia ou a ciência como um todo a seuselementos - os conceitos necessários para compreender o corpo e a matéria, o homem e o cidadão."Sorell T., 2002: Compêndio de Filosofia, São Paulo, Loyola. Seus escritos políticos podem ser apresentados de duas formas distintas, por que de certa maneira é possível ve-los vomo como pontos de vista partidários num debate entre parlamentaristas e realistas na Ingleterra do entre 1628 e 1650 período queacontece a Guerra Civil da Inglaterra. A postura adotada por Hobbes foi a de seus patronos aristocráticos, ficando ao lado de Carlos I aprovando muitas de suas ações relacionadas à tributação, ao alojamento forçado de tropas em casas particulares e ao cerceamento dos poderes parlamentares, essas ações não tinham boa aceitação na Inglaterra desse período. Seriam essas aço`es que Hobbes imaginavafundamentar em sua filosofia política? Seria aqui demonstrada a necessidade de um total empirismo em seu pensamento, uma vez que ele não tratará do ambito moral em seu pensamento.

Empirismo Ingles

O empirismo bem como o racionalismo é uma das grandes correntes formadoras da filosofia moderna. Os empiristas pretenderam dar uma explicação do conhecimento a partir da experiência, descartandodesta forma a noção de uma idéia inata proposta pelos racionalistas, para o empirismo essa idéia era obscura e problemática, pois todo nosso conhecimento deve ser fruto de nossa percepção do mundo externo feita através de nossos sentidos, ou do exame da atividade de nossa própria mente. Desenvolvendo-se, inicialmente na Inglaterra, pode ser considerado como pensamento representativo da burguesiainglesa que passava a ter o poder econômico e também o poder político, na monarquia parlamentar na gênese do liberalismo, como nova ordem de aliança entre a nobreza e a burguesia contra a monarquia absoluta que até então vigorava.
O pensamento empírico caracterizava-se pela defesa de uma ciência baseada em um método experimental, valorizando a observação e a aplicação prática da ciência. As leiscientíficas seriam fundamentalmente resultado de generalizações com base na observação da repetição de fenômenos com características constantes, método esse que se chama indução, sendo a lógica indutiva a base da concepção empírica. Parte-se de uma teoria do conhecimento que explica como origem de nossas idéias um processo de abstração que tem início com nossa precepção sensorial, um dos maiores...
tracking img