Contratos mercantis

Páginas: 13 (3054 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Este trabalho é referente ao conteúdo da ementa de item 04 (quatro) - Contratos Mercantis - bem com aos seus respectivos subitens (4.1, 4.2 e 4.3) lançados no plano de ensino da disciplina de direito empresarial I – cód. 9934.

4. CONTRATOS MERCANTIS
*Lembrando que os contratos mercantis apresentam na doutrina os seguintes sinônimos: contratos comerciais ou contratos empresariais.

Questão01: Em poucas palavras, defina os contratos mercantis, fazendo referência à aplicação do Código Civil (aplicação ou não de normas/princípios gerais). (valor 1,25)


R: Contratos mercantis são contratos entre empresários, isto é, daqueles em que as duas partes contratantes são exercentes de atividade empresarial, cujo objeto é um ato de comércio.

Os contratos entre empresários ou estãoregulados pelo regime cível ou pelo te tutela dos consumidores. Submetem-se ao primeiro, em que é altamente prestigiada a autonomia da vontade, os contratos celebrados entre empresários iguais – isto é, com recursos para entabular negociações devidamente informadas sobre a exata extensão dos direitos e obrigações em contratação. Os empresários iguais têm recursos, cada um, para contar com a devidaassessoria técnica, econômica e jurídica nas tratativas.

Por sua vez, submetem-se ao direito do consumidor, caracterizado por normas cogentes sobre as obrigações das partes, os contratos entre empresários desiguais, onde um deles é o consumidor (figura como destinatário final, sob o ponto de vista econômico e não físico, da mercadoria ou serviço) ou se encontra em situação análoga à deconsumidor (vulnerabilidade econômica, social ou cultural). Os empresários desiguais são vulneráveis por não possuir meios para entender a exata extensão dos direitos e o obrigações derivados do contrato, devendo o direito assegurar ao mais fraco uma condição jurídica privilegiada.


Questão 02: “Costuma-se, tendo em vista a natureza dos contratos comerciais, classificá-los em função de suaformação, das obrigações que originam, das vantagens que podem trazer para as partes, da realidade de contraprestação, dos requisitos exigidos para a sua formação, do papel que tomam na relação jurídica, do modo de execução, do interesse que tem a pessoa com quem se contrata, da sua regulamentação legal ou não” (MARTINS, Fran. Contratos e obrigações comerciais. 15. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro:Forense, 2001. p. 85).
Em razão da assertiva lançada por Fran Martins, CITE a classificação dos contratos mercantis quanto: a) aos seus efeitos; b) sua formação; c) momento da sua execução; d) ao agente; e) ao modo por que existem; f) à forma; g) ao objeto; h) à designação. (valor 1,25)
R: Podem-se classificar os contraltos mercantis de oito maneiras, quanto aos:
a) Efeitos: O contrato mercantilgera obrigação recíproca entre as partes, o devedor deverá entregar o bem e o comprador deverá pagar o valor devido. Além disso, acarreta a responsabilidade do vendedor pelos vícios redibitórios e pela evicção. Esta reciprocidade entre as partes torna-se visível diante do art. 481 do Código Civil, o qual dispõe que "pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir odomínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro".
b) Formação: Os elementos para a formação do contrato mercantil são: o consentimento, a coisa e o preço. No que tange o consentimento, destaca-se que há a necessidade da comunhão de vontades entre comprador e vendedor para que se constitua o vínculo contratual. No entanto, para que haja o aperfeiçoamento e a obrigatoriedade docontrato é necessário que o objeto e o preço sejam especificados, em conformidade com o art. 485 do CC.
c) Momento de sua execução: O contrato mercantil é executável quando cumpridas as obrigações recíprocas das partes.
d) Ao agente: São agentes dos contratos mercantis os empresários, em contrário estarão sujeitos às regras aplicadas do Código de Defesa do Consumidor.
e) Ao modo por que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contratos mercantis
  • Contrato mercantil
  • contrato mercantil
  • contratos mercantis
  • contratos mercantis
  • Contrato mercantil
  • CONTRATOS MERCANTIS
  • Contratos mercantis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!