Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em palavras poucas e mitigadas é a cultura que normatiza nossas ações, e a cultura sofre carga ideológica do e no processo de globalização.
Aqui o interesse é entender como os sujeitos são definidose marcados. Para tanto pode-se fazer uso de três ferramentas. A primeira é o Iluminismo.
Para o Iluminismo a identidade do sujeito pouco se desenvolve ao longo da vida, porque tem um núcleo quepouco pode ser alterado pelo que ocorre no mundo ao seu redor, seja o famoso “de nascença”. Pode-se se ouvir dos professores que determinado sujeito nasceu com talento, 'esse vai longe', ou o contráriodaquele que ouve ' não vai a lugar algum', 'esse não tem remédio'.
Outra concepção amplamente usada é a sociológica, aqui também o sujeito tem um núcleo de identidade, a diferença é que aqui o sujeitoestá atado à 'geografia' sociocultural do seu entorno de modo permanente. Quer dizer que o sujeito não escapa da rede sociocultural.
“Educação é de berço”, “coisa de mulher”, “ passou da idade”,representam questões de classe social, gênero e faixa etária que fazem muito barulho na discussão da questão educacional.
Por último o sujeito pós-moderno, essa concepção diz respeito às condições emque vivemos, e cria novos formas de representar identidades muito diversas das anteriores, além de se modificarem com constância.
O novo modelo societário não apresenta valores soberanos e únicos paratodos, ora “de nascença”, ora “de berço”. Multiplicidade de sujeitos em em disputa de poder em meio ao mundo de significação que cada um participa. Essa multiplicidade de identidades não se organizaem unidade estruturada que produza o 'eu', o 'self', o 'sujeito', pois o sujeito é transitório, como a sociedade. Ainda o sujeito é composto de várias identidades: de gênero, de classe, de origemetnica, de religião, de música entre tantas outras, a depender do momento e da cultura na qual está inserido.
O que sempre se pretende é fixar a identidade do sujeito, e modo de normatizar é um modo e...
tracking img