Contrato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Contrato Social Segundo Rousseau
Rousseau foi um dos maiores escritores e filósofos do seu tempo, foi considerado patrono da da revolução Francesa 1789,aopropor o exercício da soberania pelo povo, para a sua libertação.O pacto social de Rousseau trata da questão de liberdade. Esta liberdade é uma consequência danatureza do homem. O homem nasce livre, mas por fim acaba por toda parte sendo aprisionado de alguma forma, a partir do momento em que ocorre a mudança de fase do estado denatureza para o estado civil.
Ele tenta explicar o que leva a s pessoas a criarem um contrato e formar estados e tentando manter a ordem social. As pessoasacabam vivendo artificialmente, passam a ignorar o que é natural e se tornam orgulhosas e dependentes. Ele coloca que, quando se vive naturalmente, as pessoas são maisfelizes e conseguem suprir suas necessidades, sem fazer mal as demais pessoas dessa sociedade. Para Rousseau, o pacto social poderia ser fundamental, desde que, aspartes contratantes seguissem as cláusulas do contrato.
No pacto social a administração é muito importante, desde que o soberano haja prol das necessidades do povo,havendo assim uma situação de igualdade: O soberano trabalhando em prol do povo e o povo trabalhando em prol do soberano. Só que essa igualdade na realidade nãoexiste segundo Rousseau, por que na verdade, o governo acaba invertendo papeis. Em contra partida ele não se submete ao povo, e acaba por subjugar o mesmo.Concluímos que o soberano acima citado deve conhecer bem seu povo, e o mesmo conhecer bem o seu soberano, para que haja uma igualdade de poder e serviços entre os dois.
tracking img