Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Referência: Responsabilidade Social


O presente relatório apresenta a descrição das atividades desenvolvidas pela estagiária Andrea Volpato, acadêmica do módulo 4.2 do curso de Administração do Centro Universitário Uniseb COC, na disciplina de Estágio Supervisionado I, junto à Escola Municipal “Professor José Pousa de Toledo”, situada na Rua das Castanheiras, nº 300, bairro Bosques doLenheiro, na cidade de Piracicaba – São Paulo, o qual permitiu a aluna estagiária vivenciar práticas de Responsabilidade Social.
O objetivo deste relatório é a questão da responsabilidade social que tem sido tema recorrente no mundo dos negócios. Há uma crescente preocupação por parte das empresas brasileiras em compreender seu conceito e dimensões e incorporá-los à sua realidade.Muitas empresas já se mobilizaram para a questão e estruturaram projetos voltados para uma questão socialmente responsável, investindo na relação ética, transparente e de qualidade com todos os seus públicos de relacionamento. Essas iniciativas, apesar de apresentarem resultados positivos, representam na maioria das vezes, ações pontuais e desconectadas da missão, visão, planejamento estratégico eposicionamento da empresa e, consequentemente, não expressam um compromisso efetivo para o desenvolvimento sustentável. Em muitos casos, as empresas brasileiras acabaram por associar responsabilidade social à ação social, seja pela via do investimento social privado, seja pela via do estímulo ao voluntariado. Esse viés de contribuição, embora relevante, quando tratado de maneira isolada, coloca ofoco da ação fora da empresa e não tem alcance para influenciar a comunidade empresarial a um outro tipo de contribuição, extremamente importante para a sociedade: a gestão dos impactos ambientais, econômicos e sociais provocados por decisões estratégicas, práticas de negócio e processos operacionais.
Este relatório foi dividido em três etapas:
• A Organização
• Área daadministração: Responsabilidade Social Organizacional
• Considerações Finais

2 A Organização

A Escola Municipal “Professor José Pousa de Toledo”, CNPJ: 05.117.442/0001-36, foi inaugurada no dia 28 de dezembro de 2000, e as aulas de seu primeiro ano letivo iniciaram-se no dia 08 de fevereiro de 2001.
A escola abriga atualmente 714 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de9 anos, divididos em 25 classes, com idade variando entre 6 e 12 anos.
Os professores em sua maioria possuem formação superior completa ou em curso, destacando-se a Pedagogia.


2.1 Espaço Escolar


O espaço escolar é dividido da seguinte forma: secretaria, sala de direção/coordenação, sala dos professores, sala de leitura, sala de recursos multifuncionais, informática, sala dereforço, sala de orientação, cozinha, lavanderia, 02 almoxarifados, despensa da cozinha, despensa de serviços gerais, refeitório, banheiro masculino para funcionários, banheiro feminino para funcionários, 02 banheiros feminino para alunos, 02 banheiros masculino para alunos, vestiário/banheiro para serviços gerais, quadra poli esportiva e 14 salas de aula.


2.2 Quadro de FuncionáriosO quadro de funcionários, conta com 1 diretora, 1 professor coordenador, 25 professores, 1 professor de Educação Física, 1 professor de Reforço, 1 professor de Educação Especial, 1 professor auxiliar de Educação Especial, 4 orientadores de alunos, 1 secretário, 1 escriturário, 2 merendeiros , 1 zelador, 6 funcionários de serviços gerais e 2 vigias.
Nesse sentido, podemos estruturar aescola da seguinte forma:
[pic]

Figura: 1 Organograma da Escola Municipal Professor José Pousa de Toledo”

2.3 Comunidade

Através da coleta dos dados foi possível obter algumas informações que caracterizam o nível sócio-econômico e cultural da comunidade escolar, bem como suas expectativas em relação à escola.
Os dados mostram que tanto a mãe quanto o pai dos alunos desta...
tracking img