Contraceptivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Anticoncepcionais:

* Contraceptivos (anticoncepcionais) injetáveis – trimestral e mensal.
Publicado em 28/09/2009 por Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger
O que são os contraceptivos injetáveis?
Temos dois tipos de contraceptivos injetáveis: os trimestrais e os mensais. Os trimestrais contêm um progestógeno similar ao hormônio natural progesterona existente no corpo da mulher. Já osinjetáveis mensais contêm 2 hormônios, um progestógeno e um estrógeno semelhantes aos hormônios naturais progesterona e estrógeno existentes no corpo de uma mulher.
Como funcionam os injetáveis trimestrais?
Entre as fórmulas existentes, o “acetato de medroxiprogesterona de depósito” (AMPD) é o mais usado, também conhecida como “a injeção”, Depo, Depo-Provera, Megestron e Petogen. Outraformulação menos usada é o  “enantato de noretisterona” (NET-EN). A mulher recebe uma dose trimestral intramuscular que suprime a ovulação, e por isso, evita a gravidez. A mulher fica com um depósito de hormônio dentro de seu músculo, e o hormônio vai sendo liberado lentamente na corrente sanguínea, ao longo desses três meses. Por não conterem estrógeno, podem ser usados durante toda a amamentação e pormulheres que não podem usar métodos com estrógeno. Eles não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), devendo se associar um método de barreira (ex.:camisinha) para previnir as DSTs.
Quais são os efeitos colaterais dos injetáveis trimestrais?
Com o uso do AMPD, nos primeiros três meses é comum alterações nos padrões de menstruação e, depois de um ano de uso ausência demenstruação, sangramento raro ou irregular. Já o NET-EN afeta em menor escala os padrões de menstruação que o AMPD. As mulheres que usam o NET-EN apresentam menos dias de menstruação nos 6 primeiros de uso e menor chance de não ter menstruação após um ano de uso do que as usuárias de AMPD.
Podem ocorrer dores de cabeça, ganho de peso, tontura, inchaço, desconforto no estômago e alterações do humor. Elespodem levar a uma diminuição da densidade óssea, que pode ser totalmente reversível com a interrupção do medicamento.
Como devem ser usados os injetáveis trimestrais?
Eles devem ser administrados (injeção muscular profunda, que deve ser aplicada por um profissional de saúde habilitado) até o quinto dia do ciclo menstrual. As doses seguintes devem ser dadas a cada 90 dias. O local da injeção não deveser massageado ou aquecido com bolsa de água-quente, para não acelerar a absorção do produto.

Quem não pode usar os injetáveis trimestrais?
Mulheres que estejam amamentando com menos de 6 semanas depois do parto, que tenham tumores ou infecções do fígado, cirrose, pressão alta, diabetes há mais de 20 anos ou danos em artérias ou visão causado por diabetes, pressão alta, passado de derrame,trombose, infarto ou problemas do coração graves, sangramento vaginal inexplicado, história ou estado atual de câncer de mama, uso de rifampicina ou anticonvulsivantes.
Uma mulher pode mudar do injetável só de progestógeno para outro método?
Mudar de injetáveis é seguro e não diminui a eficácia. Se for necessário mudar devido à ausência do produto do mercado, por exemplo, a primeira injeção donovo injetável deve ser aplicada na data em que seria dada a próxima injeção da fórmula antiga.
Mitos sobre os injetáveis trimestrais
Mito 1- As mulheres que têm a menstruação interrompida pelos injetáveis trimestrais ficam com o sangue “que não desceu acumulado” em seu corpo.
Esta afirmativa é falsa. Eles ajudam a interromper a menstruação, mas não é algo prejudicial. É parecido como não ficarmenstruada durante a gravidez.
Mito 2- A mulher engorda muito ao usar os injetáveis trimestrais.
As mulheres ganham, em média, 1–2 kg por ano ao utilizar AMPD. Uma parte do aumento de peso pode ser decorrente das circunstâncias naturais da vida e do envelhecimento. Algumas mulheres, particularmente adolescentes acima do peso, ganharam muito mais do que 1–2 kg. Em contrapartida, algumas...
tracking img