O método cientícico

702 palavras 3 páginas
O método científico
É um conjunto de regras básicas para um cientista desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes Consiste em juntar evidências.
Observáveis, empíricas, e mensuráveis, com o uso da razão. Os pesquisadores propõem hipóteses para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolvem experimentos. que testam essas hipóteses. Se confirmadas, as hipóteses podem gerar. teorias. Outra característica do método é que o processo precisa ser objetivo, e o cientista deve ser imparcial na interpretação dos resultados. Além disso, o procedimento precisa ser documentado, tanto no que diz respeito aos dados como aos procedimentos, para que outros cientistas possam analisar e reproduzir o procedimento.

O método científico consiste dos seguintes aspectos
Observação
-Uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropriados.
Descrição
-O experimento precisa ser replicável (capaz de ser reproduzido).
Previsão
-As hipóteses precisam ser válidas para observações feitas no passado, no presente e no futuro.
Controle
-Para maior segurança nas conclusões, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.
Falseabilidade
-toda hipótese tem que ser falseável ou refutável. Isso quer dizer que mesmo que haja um consenso sobre uma hipótese ou teoria, é necessário que se mantenha a possibilidade de se refutá-la. Está fortemente associada ao fato que uma teoria nunca é definitiva. É um dos elementos mais importantes do método científico.
Explicação das Causas
-Na maioria das áreas da Ciência é necessário que haja causalidade. Nessas condições os seguintes requerimentos são vistos como importantes no entendimento científico:
Identificação das Causas
Correlação dos eventos
-As causas precisam se

Relacionados

  • Quimica
    813 palavras | 4 páginas