Contraceptivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para a disciplina de:

Biologia









Indice



















































Introdução

Todos nós sabemos que a sexualidade é um componente fundamental da vida humana. Contudo, é necessário ter alguns cuidados, de modo a não por a sua vida e a do parceiro em risco. Uma gravidez indesejada podeacarretar consigo muitos problemas, pois ter um filho implica a responsabilidade de lhe facultar um ambiente, com condições propícias a um desenvolvimento físico e psicológico saúdavel.

Actualmente existem vários métodos capazes de ajudar os casais a escolher a altura certa para o nascimento dos seus filhos. A estes métodos designamos, métodos contraceptivos, utilizados não só para evitar agravidez indesejada mas também, como no caso do preservativo, evitar a transmissão de doenças sexuais, nomeadamente a SIDA.

Para que tal não aconteça, é necessário conhecer qual a funcionalidade, o modo de aplicação, as vantagens e as desvantages desses métodos, que abordaremos neste trabalho.








Métodos Contraceptivos Naturais

Consistem na abstinência de relaçõessexuais durante o periodo fértil do ciclo da mulher.



✓ Método do calendário

Este método tem em conta o tempo de sobrevivência dos gâmetas (24 horas para o óvulo e 72 horas para o espermatozóide) para determinar o periodo fértil. Consiste em estabelecer um calendário menstrual ao longo dos meses, para verificar se o ciclo mantém um padrão idêntico.

A sua eficáciaé baixa a razoável.




✓ Método das temperaturas basais

O método das temperaturas basais consiste na medição diária da temperatura, utilizando sempre o mesmo local (boca, vagina ou recto). A medição deverá ser feita sempre ao acordar, antes de qualquer actividade, e registada num gráfico. A temperatura varia ao longo do ciclo. A subida da temperatura basal do corpo, a meio dociclo, é precedida de uma ligeira descida que corresponde à ovulação.

Apresenta uma boa eficácia.

















✓ Método do muco cervical

O método de Billings ( o do muco cervical) consiste em observar o muco cervical, retirando da vagina com dois dedos, observando e registando a sua elasticidade. No periodo da ovulação e durante três ou quatrosdias é abundante, fluído, transparente e filamentoso. Fora desse periodo é viscoso e espesso. No periodo fértil, o muco chega a atingir 15-20cm quando distendido entre dois dedos.

Apresenta boa eficácia.

✓ Método sintotérmico

Consiste no registo das temperaturas basais ao longo do ciclo e na observação do muco produzido. Para além disso, faz-se a palpação do colo doútero durante o ciclo. No periodo fértil, o cervix apresenta-se alto, mole e aberto.

Tem uma muito boa eficácia.






As vantagens destes métodos é que não apresentam efeitos secundários, podem ser utilizados quer como contraceptivo, quer para engravidar e são imediatamente reversíveis.

Contudo, estes métodos podem exigir um periodo de abstinência longa,necessitam de uma atenção e registo diários e não protegem contra as DST. Para além disso, apresenta riscos devido à possibilidade de ocorrerem oscilações na temperatura devido a causas diversas da ovulação.



✓ Método do Coito interrompido

Coito interrompido é um método de contracepção no qual, durante a relação sexual, o pénis é removido da vagina logo antes da ejaculação, impedindo adeposição de esperma no interior da vagina.

Este método não tem custos, não requer dispositivos artificiais, não têm efeitos colaterais físicos, e pode ser praticado sem a prescrição ou consulta médica.
Este método pode ser difícil para alguns homens utilizar. A interrupção da relação sexual pode deixar os parceiros insatisfeitos. Além disto a trasmição de DST não é impedida porque são...
tracking img