Contraceptivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anticoncepcionais

O anticoncepcional oral é o método de contracepção mais usado pelas mulheres. Existem diversos medicamentos disponíveis no mercado para todos os bolsos.

A pílula anticoncepcional possui efeitos colaterais mínimo, e são benéficos para a pele, os cabelos e diminui o fluxo menstrual e os efeitos desagradáveis da tensão pré- menstrual.

Os anticoncepcionais são indicados naprevenção de uma gravidez indesejada. As pílulas mais utilizadas pelas mulheres são:

Yaz, Yasmin, Diane, Harmonet, Femina, Gynera, Femiane, Micropil, Minulet, Minesse, ciclo 21, entre outros.

Anticoncepção Hormonal Reversíveis

 

 

Os anticoncepcionais hormonais são esteróides utilizados isoladamente ou em associação com progesterona com a finalidade básica deimpedir a concepção.
A anticoncepção hormonal é um dos métodos mais empregados em todo o mundo desde 1960, tendo sofrido uma extraordinária evolução em termos de quantidade e qualidade dos hormônios utilizados. São classificados de acordo com a via de utilização em: oral, injetável, subcutâneo e vaginal.
 
ANTICONCEPCIONAIS ORAIS HORMONAIS COMBINADOS (AOCS)
 
Tipos e Composição

Os AOCs contêmestrógeno e progesterona, em diferentes doses e esquemas posológicos:
Monofásicas - são as mais comuns, apresentam 21 comprimidos, todos com a mesma composição e dose.
Bifásicas - contém dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormônios, em proporções diferentes. São 22 comprimidos que devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Trifásicas - contém os mesmoshormônios, mas em três doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Monofásicas contínuas - são mais recentes, apresentam 28 comprimidos com a mesma composição e dose.
 

Mecanismo de ação

Os anticoncepcionais hormonais orais exercem seu efeito principalmente pela inibição das gonadotrofinas hipofisárias, impedindo a ovulação. Além disso, modificam o muco cervical tornando-ohostil à espermo migração, alteram o endométrio, modificam a contratilidade das tubas interferindo no transporte ovular e alteram a resposta ovariana às gonadotrofinas.
 Eficácia
São métodos muito eficazes quando usados correta e consistentemente: 0,1 mulheres grávidas por 100 mulheres no primeiro ano de uso.
Vantagens
· Apresentam elevada eficácia
· Fácil utilização e acesso
· Rápido retorno àfertilidade
 
Desvantagens
· Podem apresentar alguns efeitos colaterais
· É um método de uso diário, que não pode ser interrompido

ANTICONCEPCIONAIS ORAIS DE PROGESTERONA (Minipílula)
 

Tipos e Composição
Anticoncepcional contendo apenas progesterona. Pode ser encontrado em embalagens com 35 pílulas ativas. Todos os comprimidos têm a mesma composição e dose.

Mecanismo de ação
Promovem oespessamento do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozóides. Inibem a ovulação, em aproximadamente, metade dos ciclos menstruais.
 
Eficácia
Para a lactante: É muito eficaz quando usada de forma correta e consistente, com uma taxa de falha de aproximadamente 0,5 em cada 100 mulheres em um ano.
Para a não lactante: A eficácia em uso correto e consistente também é alta, mas não tão altaquanto à da pílula combinada.
 

Vantagens

· Pode ser utilizado durante a lactação
· É de fácil utilização
 

Desvantagens

· Tem um índice de falha maior do que os contraceptivos orais combinados
· Algumas horas de atraso já são suficientes para aumentar o risco de gravidez
 Modo de uso
Especialmente indicada para mulheres em período de amamentação, seu uso é contínuo após o término da cartela. Éde particular importância não ser tomada após o horário habitual sob risco de diminuição da eficácia.
AMAMENTAÇÃO: seis semanas após o parto. Se a menstruação já retornou, a mulher pode começar a tomar a minipílula a qualquer momento, desde que se tenha certeza de que a mulher não está grávida.
PÓS PARTO, se não estiver amamentando: imediatamente, ou a qualquer momento durante as quatro...
tracking img