Conto psicologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Recriando o conto psicológico “Gertrudes pede um conselho”

Gláucia Regina Carnaúba Costa

Centro Educacional SESI 376 Ensino Fundamental 8ª série – 9º ano Língua Portuguesa

2012

Resumo Este trabalho se resume em recriar o conto psicológico Gertrudes pede um conselho, de Clarice Lispector, através das mais diversas manifestações como, teatro, leitura dramática, quadrinhos, etc.2

Introdução

A leitura é um assunto que permite as mais diversas abordagens quando se fala em ensino. Contudo, faz-se necessário pensarmos que tipos de abordagens irão atingir de forma eficaz o objetivo maior de qualquer professor que é o de levar seus alunos a pensarem, a serem críticos e desenvolverem a capacidade de ir além daquilo que está escrito para formular um pensamentoautônomo, independente. Logo, não podemos mais trabalhar o texto de forma restrita. E não podemos restringir a leitura, ou seja, limitá-la à interpretação do que se lê, ou à construção do saber a partir do que se lê. Por que então não pensarmos em recriá-la sinteticamente. Criar algo novo a partir daquilo que se lê. Transformar em algo mais palpável e significativo? No 9º ano, fase final do ciclofundamental, onde os alunos já aprenderam a maioria dos gêneros de textos, é possível incentivar que os mesmos recriem o ato de leitura, partindo, é claro, daquilo que lhe é essencial, porém, dando-lhes liberdade para transformá-la em algo que seja objeto de transformação de pensamentos e atitudes uma vez que parte deles mesmos, desta geração, uma necessidade de atualização, reinvenção, e interaçãoconstantes, faz-se necessário que nós, educadores, tenhamos sempre uma postura de inseri-los como protagonistas de todo o processo de aprendizagem.

3

Justificativa

Este trabalho surgiu da necessidade de desenvolver com os alunos do 9º ano a aprendizagem do gênero textual Conto psicológico, texto que se caracteriza por narrar ao menos duas histórias ao mesmo tempo, como se estivesse contandouma. Paralelamente à história que aparece visível para o leitor, o narrador sugere um enigma. Às vezes ele é revelado explicitamente ao final, mas há contos em que isso jamais acontece. Assim, sob a mensagem visível da história em primeiro plano, há um sentido oculto que o leitor deve desvendar na leitura. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico o material Fazer Pedagógico e a apostilaMovimento do Aprender, ambos constituintes da rede SESI, que trazem como conteúdo da primeira Unidade de estudo para este ano/série o trabalho com este gênero tão peculiar.

4

Objetivos

O objetivo deste trabalho consistiu em levar os alunos a identificar e distinguir os recursos que organizam e estruturam o gênero de texto conto psicológico tanto na oralidade quanto na escrita, analisando aorganização textual, o contexto de produção e os aspectos linguístico-discursivos, conforme sugere a expectativa de número 8 (oito) para o 9º ano do ensino fundamental. Para tanto, fez-se necessário que os alunos aprendessem a localizar informações explícitas e implícitas contidas no texto em estudo, explicando-as, contemplando assim a expectativa 12 do referencial teórico. E, Socializar,oralmente e/ ou por escrito, as experiências de leitura de formas diversificadas, contemplando a expectativa de número 22.

5

Desenvolvimento da prática A primeira Unidade do Movimento do Aprender do 9º ANO consiste em explorar o gênero textual Conto Psicológico tendo como objeto de análise o conto Gertrudes pede um conselho de Clarice Lispector. Embora a leitura seja adequada à faixa etária, pelofato de o conto narrar uma situação vivida por uma adolescente, percebeu-se que os alunos não se interessaram pela leitura do mesmo conforme está proposto na apostila devido a extensão do conto. Sugeri então que os alunos se organizassem em grupos de 4 a 6 integrantes e fizessem a leitura compartilhada do conto realizando as atividades propostas na apostila com o fim de interpretarem o texto e...
tracking img