Contexto ecnomico atual do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















Arapiraca
2012


CONTEXTO ECONOMICO ATUAL DO BRASIL






Arapiraca
2012



Arapiraca
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO............................................................................................................11REFERÊNCIAS..........................................................................................................12








INTRODUÇÃO

A análise aqui apresentada tem por objetivo, abordar a influência do ambiente macroeconômico mundial em relação ao contexto econômico brasileiro. No qual se pode apontar vários fatores externos que de certa forma tem influenciado o desempenho da economia do país dentre os quais se pode citar a crise europeia, e a alta do dólar.
No que se refereàs regiões brasileiras a região nordeste destaca-se atualmente como a terceira maior economia do país, mesmo sendo a região com mais baixo PIB, renda per capita e maior nível de pobreza. Porém desde o final da década de 2000 teve um forte crescimento econômico.
A fim de compreender melhor a economia local, foi feito um estudo com a usina de cana-de-açúcar (Coruripe). Na qualpodemos descrever sua influência econômica sobre a região na qual a mesma se situa.
Focalizando o contexto de origem, permanência e funcionamento, da indústria pesquisada observa-se que esta é uma grande geradora de empregos, tanto internos, quanto externos. Por ser uma empresa de grande porte essa agroindústria busca adaptar-se aos métodos da tecnologia atual, para o seumelhor desenvolvimento e a sua permanência no mercado. Por isso é necessário existir dentro desta um bom desempenho administrativo, mediante algumas teorias de administração. Ampliando assim seu empreendimento, tornando-se um forte pilar da economia regional, em decorrência do avanço tecnológico. Nesse sentido aborda-se a seguir o contexto econômico mundial em relação ao Brasil.DESENVOLVIMENTO

O atual contexto brasileiro demonstra a importância de desenvolvermos ações para a consolidação do comércio justo e solidário como política de desenvolvimento social e alternativa de trabalho e renda, tanto em nível político como econômico. Porém o problema não esta somente na dificuldade de comercialização dos empreendimentos já reconhecidos como de economia solidária, pois a pobreza é umarealidade muito mais ampla, atingindo 47% da população brasileira, o que significa aproximadamente 80 milhões de pessoas, homens e mulheres, que não têm o mínimo necessário para viver. E em grande parte estes problemas se devem a precarização das relações de trabalho formal, o que aponta para a necessidade do desenvolvimento por parte do Estado e da sociedade civil, de estratégias defortalecimento da pequena produção rural e urbana como alternativa concreta de trabalho, renda e desenvolvimento local sustentável.
Todos estes dados põem lado a lado, o contexto brasileiro, desafios e potencialidades, na medida em que requerem uma planificação integrada de ações enfocadas na busca de fomento, reconhecimento, difusão e consolidação do comércio justo em suas três dimensões: a) aeconômica: através da efetiva criação de canais justos e solidários de comercialização em escala nacional, b) a educativa: através de ações de promoção do conceito, sensibilização e conscientização de produtores, comerciantes, técnicos e consumidores para o conceito e para a prática destas novas mudanças, e a c) política: que garanta, efetivamente, que todo este movimento seja aproveitado em pró doobjetivo final de promoção de Justiça e Equidade Social.
Muitos fatores externos influenciam no desempenho da economia brasileira. A crise europeia, a alta do dólar, o impedimento no sistema de exportação de alguns países (por vários motivos, inclusive produtos agrários com índices elevados de elementos químicos, o que não é permitido em alguns países que compram tais mercadorias), etc....
tracking img