Conteudo bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteudo 1
Considera-se material biológico (amostra), líquidos, secreções, fragmentos de tecidos obtidos do corpo humano e que possam ser analisados, sendo o sangue o mais utilizado. As amostras destinadas à análise devem ser obtidas e preservadas com o maior cuidado possível, garantindo assim, a exatidão dos resultados.
COLETA DE SANGUE
Do ponto de vista da sua constituição, o sangue éconsiderado como um sistema complexo e relativamente constante, constituído de elementos sólidos (células sanguíneas), substância líquida (soro ou plasma)  e elementos gasosos (O2 e CO2). O procedimento de sua obtenção é conhecido como punção venosa, venipunção ou flebotomia. O sangue geralmente é obtido por três processos diferentes:
         Punção venosa – As veias são tubos nos quais o sanguecircula, da periferia para o centro do sistema circulatório, que é o coração. As veias podem ser classificadas em: veias de grande, médio e pequeno calibre, e vênulas. De acordo com a sua localização, as veias podem ser superficiais ou profundas. São as veias superficiais que se fazem normalmente à coleta de sangue.
         Punção arterial – É o sangue oxigenado pelos pulmões e bombeado pelocoração para todos os tecidos. Utilizado para análise dos gases sanguíneos
         Punção de pele – É uma mistura de sangue das arteríolas, veias e capilares.É, portanto, uma mistura de sangue arterial e venoso. É realizado, em pacientes pediátricos, quando o volume a ser coletado é menor que o obtido através de tubos a vácuo convencionais.
         SISTEMA DE COLETA COM VÁCUO
          Muito tubosde coleta com vácuo contém aditivos ou anticoagulantes utilizados para coletar amostras para diferentes análises. A cor da tampa do tubo de coleta é codificado para definir se existe algum aditivo ou anticoagulante ou não. As cores usadas em geral são:
               Tampa vermelha – Sem anticoagulante é utilizado na coleta de sangue para a obtenção de soro para bioquímica e sorologia.               Tampa roxa – Adicionado de anticoagulante EDTA sódico ou potássico. Obtém-se sangue total para hematologia.
               Tampa azul – Adicionado de anticoagulante citrato de sódio para obtenção de plasma  para provas de coagulação
               Tampa cinza – Adicionado de oxalato de potássio (inibe a glicólise) para a obtenção de plasma para a determinação de glicose.
               Tampaverde – Adicionado de heparina para a obtenção de plasma para testes bioquímicos
       COLETA DE URINA
            O laboratório deve fornecer as instruções escritas e/ou verbais para o preparo do paciente e para a coleta do material.
            A coleta de urina deve ser realizada preferencialmente no laboratório. A urina de jato médio é o material de escolha para realizar o exame de urina(urina tipo 1), exceto quando for necessária a coleta com o auxilio do coletor auto-aderente.
 
        Contexto clínico laboratorial
MOTA. V.T. Bioquímica Clínica para o laboratório . 4 ed. Porto Alegre: Editora Médica Missau
MOURA,Roberto de Almeida & WADA, Carlos S. & PURCHIO, Adhemar & ALMEIDA Therezinha V. Técnicas de Laboratório. 3 ed. São Paulo: Editora Atheneu 
Conteudo 2Grande parte dos métodos utilizados em bioquímica clínica estão baseados na medida quantitativa da absorção da luz pelas soluções. A concentração na solução de substância absorvente é proporcional à quantidade de luz absorvida. Estas medidas são efetuadas por instrumentos fotocolorímetros ou espectrofotômetros.
MEDIDA DA TRANSMITÂNCIA E ABSORBÂNCIA
      A transmitância e a absorbância das soluçõescoloridas são medida por meio de instrumentos denominados espectrofotômetros (fotômetros). Estes instrumentos empregam como fonte luminosa uma lâmpada incandescente produtora de luz branca. Potencialmente, pode-se empregar qualquer comprimento de onda da região visível. Para a resolução da luz num determinado comprimento de onda desejado, são utilizados monocromadores que consistem...
tracking img