Contador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
G

LOSSÁRIO

Ibovespa: Índice da bolsa de valores que indica o desempenho médio das cotações do mercado de ações. Inflação: Aumento de preços dos bens e serviços que consumimos que resulta naperda do poder da moeda. Imposto de Renda (IR): É o imposto exigido das empresas e pessoas físicas. Nas empresas, pode ser pago sob o regime do lucro real ou do lucro presumido ou arbitrado. O IR éexigido sobre qualquer renda e provento. O recolhimento do imposto é feito pela União. Investir: Empregar dinheiro na compra de títulos, ações, com o objetivo de obter retorno.

Renda fixa: Tipo deinvestimento em títulos emitidos pelo governo ou por uma empresa, com direito ao recebimento de juros. Renda variável: Ao contrário da renda fixa, é um investimento com fluxo de caixa incerto.

CursoEducação Financeira

Ação: Título mobiliário que é igual à menor parcela do capital social de uma empresa.

Rentabilidade: Dinheiro ganho por investidores com suas aplicações financeiras. É adiferença percentual entre o valor financeiro final aplicado e o valor inicial que foi investido.

Corretoras de valores: Somente elas são autorizadas a operar na bolsa de valores. Fazem a intermediação dasoperações de compra e venda de títulos mobiliários e sua custódia entre os investidores e a bolsa. Empréstimo: Operação na qual o emprestador (bancos e financeiras) antecipa os recursos desejados erecebe como pagamento o valor emprestado mais os juros.

Tesouro Direto: É um site de venda de títulos públicos a pessoas físicas: (www.tesouro.fazenda.gov.br)

Juros: Remuneração do capitalemprestado e investido.

Fundos: São condomínios que reúnem vários investidores que juntam seus recursos para aplicar em ativos com ações, CDBs, títulos públicos etc. Ao aplicar no fundo de investimento,a pessoa adquire cotas e passa a dividir os lucros ou prejuízos obtidos com a rentabilidade do fundo.

Orçamento: É a discriminação detalhada de todas as receitas e despesas.

Tesouro Nacional:...
tracking img