Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
PATRIMÔNIO 5
FONTES DE RECURSOS 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.





Funções administrativas

O processo administrativo é composto pelas funções administrativas. Veremos o contexto e os conceitos dessas funções, seus principais teóricos e sua aplicação no ambiente administrativo.
Temos comoexemplo o teórico clássico, Henryr Fayol, que tinha como teoria que a função administrativa seria qualquer atividade que exigia prever, organizar, comandar, coordenar e controlar atividades. O modelo gerencial de Henryr foi seguido por vários anos no conceito das funções administrativas.
Anos seguintes surgem as teorias neoclássicas que tem como principal idealizador Peter FerdinandDrucker, sendo considerado como o pai da Administração Moderna. Seu conceito para funções administrativas seria: o planejamento, a organização, a liderança e controle das atividades administrativas a serem desenvolvidas.
Tomamos como conceito de funções administrativas o ato de planejar, organizar, direcionar e controlar as ações. Tendo como planejamento e organização aspectosconsiderados concretos, dirigir e controlar aspectos concretos.
Sendo que, Planejar é o pensamento e planejamento antecipado dos objetivos e ações para melhor desenvolver seus atos, esse planejamento é baseado em planos e métodos não em palpites ou suposições, para os objetivos, visando o futuro com técnicas de mudanças e inovações. Existem três tipos de planejamento: o PlanejamentoEstratégico que é realizado em longo prazo e abrange toda a empresa, o Planejamento Tático esse é realizado em médio prazo abordando cada parte da empresa especificadamente e o Planejamento Operacional é um planejamento realizado em curto prazo apresenta um conteúdo detalhado de cada operação. Organizar implica em “arrumar” e distribuir os recursos a serem utilizados no processo de alcançar os objetivosdesejados. Direcionar cabe aos administradores mostrar como serão desenvolvidas as atividades mostrar os procedimentos aos seus subordinados. Controlar é a etapa de comparações do planejamento se tudo ocorreu como previsto.





patrimônio

Francisco Villa descreve patrimônio como sendo o conhecimento da natureza, os detalhes, as normas, as leis e as práticas que regem a administração.Fábio Bésta foi um dos seguidores dos pensamentos de Villa ele teve uma contribuição importante na formação do conceito de patrimônio, demonstrando o elemento fundamental da conta, o valor. Apesar da sua contribuição quem deu o conceito de que patrimônio é o objeto da contabilidade. Em 1923 Vicenzo Mazi um dos seguidores de Villa, definiu o patrimônio como sendo o objeto daContabilidade.
A contabilidade tem como objeto o Patrimônio de uma Entidade, esse patrimônio é formado por bens que podem ser tangíveis ou intangíveis, direitos como exemplo: impostos a recolher, duplicatas a receber, e as obrigações para com terceiros.

FONTES DE RECURSOS


As fontes de recursos podem ser próprias ou de terceiros, no caso de terceiro diz respeito aosfinanciamentos e empréstimos que a empresa faz ao abrir a empresa, pois para o funcionamento de uma empresa é necessário dinheiro. Toda empresa ao ser aberta necessita de um capital inicial, esse capital é utilizado para a instalação da empresa, aluguel, aquisição de máquinas, matéria-prima. Enfim são as despesas iniciais da empresa. A empresa também necessita de um capital de giro, que é o capital mínimo...
tracking img