A tecnologia na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A partir da Segunda Guerra Mundial, com o surgimento do primeiro verdadeiro computador, o ENIAC, a contabilidade sofreu grandes mudanças. Atividades repetitivas que antes eram executadaspor pessoas passaram a ser executadas com muito maior eficiência por máquinas, liberando os contadores para atividades intelectualmente mais criativas.
Este processo promete continuar, com odesenvolvimento de novos programas de computador que substituem o trabalho dos contadores.
Ao mesmo tempo, a transmissão de dados contábeis via internet torna-se cada vez mais difundida, modificandoenormemente a atividade do profissional contábil. Um exemplo dessa mudança é a adoção crescente da nota fiscal eletrônica, que promete substituir totalmente a versão em papel.
Entre 1950 e 1980, foram muitoutilizadas as máquinas contábeis, que eram máquinas mecânicas projetadas para o recolhimento e o armazenamento das informações referentes às atividades das empresas, por meio de fichas e cartõesperfurados.
Não se pode negar que a proliferação dos sistemas informatizados de contabilidade foi a mais profunda inovação para a atividade. Informações transmitidas via internet e o uso de softwarescontábeis estão revolucionando o ambiente contábil. A contabilidade não poderia ignorar os inúmeros recursos que a informática pode proporcionar ao seu mister de controle e estudo do patrimônio.
Aocontrário do que possa parecer, todavia, esses sistemas não eliminaram totalmente a contabilidade tradicional. Eles organizam os dados em informações como qualquer software administrativo, mas que, semo conhecimento científico e profissional contábil capaz de trabalhar essa infinita gama de informações, não conseguirão servir com eficácia aqueles que em última instância foram quem patrocinaram todasas mudanças da atividade: os usuários (gestores, legisladores, acionistas etc).

Ferramentas Tecnologicas
Sped
Imagine aquele arquivo morto que armazenava documentos fiscais. Agora pense em como...
tracking img