Dificuldades financeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldades financeiras, falências e concordatas

* A ocorrência de dificuldades financeiras em entidades fechadas e abertas causa conseqüências consideráveis nos acionistas.
* A legislaçãode falência e concordatas tem por objetivo estabelecer um procedimento legal que permita às empresas com problemas passageiros de liquidez se reestruturarem e reerguerem como entidades viáveis ou,também, estabelecer um procedimento organizado para a liquidação de ativos em prol dos credores, antes que os valores dos ativos acabem. Tais leis diferenciam-se de pais em pais
* Os processos defalência e concordata em alguns países industrializados favorecem muito os credores preferenciais, os quais assumem o controle da empresa e procuram fazer com que os contratos de dívida sejam cumpridosde maneira mais rigorosa
* Independentemente da onde se localiza, um dos objetivos dos mecanismos de falência e concordata é o de fazer com que os credores e outros fornecedores de capitalconheçam claramente seus direitos e as possibilidades de recuperação em caso de dificuldade.
* Quando tais aspectos não são claros e/ou tem como base processos desatualizados que tem resultadosarbitrários e duvidosos, então todo o sistema econômico é prejudicado dificultado assim o crescimento econômico. Isso é mais comum em países emergentes.
* A situação de dificuldades financeiras exerce umimpacto importante sobre as relações entre credor e devedor e, com considerações de risco operacional e fiscal, atinge a estrutura de capital organizacional.
* É importante determinar os custosesperados da dificuldade financeira e comparar com os benefícios fiscais esperados (resultado da utilização de capital de terceiros).
* A interpretação do comportamento que envolve riscos excessivos efazer investimentos além do ideal, depende de quem se considera serem os proprietários residuais de uma empresa em dificuldades. Tais proprietários podem ser tanto os acionistas já existentes...
tracking img