Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
A EVOLUÇAO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA 5
AS CÉDULAS DE 70 PAÍSES 8
ANEXOS 17
REFERENCIAS 18
CONCLUSÃO 19

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, será apresentada A evolução da matemática financeira, que com o passar do tempo, veio se modificando cada vez mais. Antigamente, praticava-se o escambo, que era a troca de mercadorias por outras. Essa pratica surgiu quando osPortugueses vieram para o Brasil e exploravam os índios com mão-de-obra.
Depois, houve o surgimento das cédulas de papel e das moedas feitas de metal que estão até hoje.

A EVOLUÇAO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

A matemática financeira não é um assunto novo, pois e suas aplicações remontam de períodos anteriores a Cristo.
Sua evolução é relacionada com a origem do dinheiro ate os dias atuais.Ao analisá-la, hoje em dia, é possível considerar uma longa experiência financeira e quantitativa do homem em sua evolução da civilização, tendo varias formas de moedas e papeis. A matemática financeira trata-se de estudos do valor do dinheiro num intervalo de tempo determinado e seus cálculos.
De acordo com o Banco Central Brasileiro, a matemática financeira vem das relações com as moedasnas transações econômicas. O dinheiro é um resultado de uma grande evolução
No começo não existia a moeda, e sim a pratica do escambo que é simplesmente trocas de mercadorias que continham o mesmo valor. Na história do Brasil, o escambo é muitíssimo importante na exploração da mão-de-obra dos indígenas pelos colonizadores portugueses, atraves de trocas de objetos de pouco valor para eles, mas comgrande admiração dos índios (como por exemplo, o escambo de espelhos, escovas e colheres em troca de trabalho). O Escambo pode assumir diversos papéis, desde interesse monetário a método de doação (esta relacionada na igualdade e compreensão de ambos os lados, principalmente o necessitado, de que este não se torne reduzido a social e economicamente; ao menos, sobre sua própria consciência).Algumas dessas mercadorias eram mais úteis do que as outras, por isso, eram mais requeridas. Então, passou a ter finalidade de moeda e começou a circular como elemento trocado por diversos produtos. Quando a civilização descobriu o uso do metal, começaram a utilizar para fabricar armas, que eram feito com pedras. Iniciou-se no século VII a.C, as primeiras moedas com características das que temos hoje,que são pequenas peças de metal com peso e valor.
Com a chegada do papel-moeda, a invenção de moedas metálicas ficou aplicada a valores menores, para servir como troco. A partir dessa nova função a durabilidade passou a ser a mais importante á moeda.
A desvalorização da moeda resultou na idéia dos juros, que se realizavam devido ao valor temporal do dinheiro. Os juros eram calculadosnumericamente e pagos com de sementes e de outros itens emprestados. Diversas praticas

mundo atual foram influenciadas por costumes antigos de empréstimos e devoluções de sementes. O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira e Economia, mas também seus usos sofreram poucas mudanças através dos tempos.
No inicio do período colonial, no Brasil, o meio circulantefoi formado sem ordem com moedas que os colonizadores os trouxeram. Sendo assim, junto as moedas portuguesas também circulavam as mais diversas moedas nacionais, que eram estabelecidas o valor em função do conteúdo metálico. Em alguns casos, a utilização de mercadorias como a moeda obedeceu a determinações legais.
A partir do ano de 1580, confirmou-se uma afluência muito grande de Reales, graçasao crescimento do comércio que se desenvolveu por meio do Rio Prata. Ao final do século XVII, essas moedas de pratas, constituíram a parcela de mais importância do dinheiro circular no Brasil. Em 1614, no Rio de Janeiro, o governador decidiu que o açúcar circulasse com moeda legal. Assim obrigando os comerciantes o aceitar e calcular como pagamento. Nos últimos vinte anos do século XVII, a...
tracking img