Triste fim de policarpo quaresma (resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Escritor fervoroso, suburbano, negro, aguerrido, irônico, combativo, maldito e incompreendido por seus contemporâneos. Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) desceu ao inferno, conhecendo o desprezo de críticos e a indiferença familiar pela sua vocação literária. Inquieto na dor, ríspido com os hipócritas, teve diante de si a tragédia da loucura, do alcoolismo e do preconceito. Oartigo investe nas relações entre a trágica loucura de João Henriques, pai de Lima Barreto, e o personagem Major Quaresma, do romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma". Mescla de fantasia e realidade, literatura e confissão, explora-se um fato doméstico citado pelo seu biógrafo: a alienação mental de seu pai e a família esquartejada por longas e intermináveis crises neurastênicas. Tais temasorientam-se pela construção de uma estética da existência em que a vida em questão é analisada como uma obra de arte.


Perdi a esperança de curar meu pai, coitado, não lhe afrouxa a mania que, cada vez mais, é uma só, não varia: vai ser preso; a polícia vai matá-lo; se ele sair à rua, trucidam-no. Coitado, o seu delírio cristalizou-se, tomou forma. Lima Barreto, Diário Íntimo (1956a)
Nove anos apósterem se manifestado os primeiros sintomas da loucura paterna, o romancista carioca Lima Barreto se inspiraria em uma tragédia familiar para definir os contornos literários da loucura de seu personagem Major Quaresma, funcionário do Arsenal de Guerra, o qual acabaria sendo internado como louco no Hospício da Praia da Saudade. A correspondência entre a loucura de João Henriques - pai de LimaBarreto - e Major Quaresma remonta a uma série de fatos que marcariam a infância do escritor na Ilha do Governador, onde estavam localizadas as colônias de alienados Conde de Mesquita e São Bento, instituições psiquiátricas onde seu pai exerceu, de 1889 a 1902, as funções de escriturário, almoxarife e administrador, após uma carreira de vinte anos na Imprensa Nacional.
Esse período de sua vida érecordado no artigo "Da Minha Cela", escrito em 1918, em que se ocupa em descrever sua passagem pelo Hospital Central do Exército, onde esteve internado para tratamento da clavícula quebrada. No mesmo artigo, volta-se para os acontecimentos políticos e relata suas primeiras incursões no ambiente da loucura, que remonta à sua infância com a família no Sítio do Carico, mais tarde chamado de Sítio doSossego em "Triste Fim de Policarpo Quaresma". Escrito por Barreto (1995) no próprio quarto do hospital, o autor anuncia seu contato mais remoto com a loucura, que ocorreria na Colônia de Alienados da Ilha do Governador, local de trabalho de seu pai: "Tenho, desde os nove anos, vivido no meio de loucos. Já mesmo passei três meses mergulhado no meio deles" (Barreto, 1956b, p. 99).
O encontro precocecom a loucura ocorre após a Proclamação da República, com João Henriques perdendo o cargo que ocupava na Imprensa Nacional, devido às suas simpatias com políticos monarquistas. Meses depois, João Henriques encontraria nova ocupação com a ajuda do ministro do interior Cesário Alvim, na Colônia Conde de Mesquita, na Ilha do Governador, um asilo de loucos voltado, exclusivamente, para indigentes "quenão suportavam mais as exigências da civilização". Lá ficava o sítio onde Lima Barreto viria a conhecer Manuel de Oliveira, um preto cabinda que, apesar dos problemas passados que o atormentavam, superintendia na Colônia a seção dos porcos, "resmungando e balbuciando a sua dor eterna" (Barreto, 1956c, p. 226).
Essa estranha e simpática figura realizava seu trabalho nas horas vagas, porque suaprincipal ocupação era cuidar dos filhos de João Henriques. Inicialmente hóspede, Manuel de Oliveira tornou-se depois agregado dos Barreto, tornando-se assim o primeiro "amigo louco" do escritor, que o tratava respeitosamente de "Seu Lifonço".
Além da convivência com o velho Manuel, a loucura se apresentaria de forma definitiva e concreta ao escritor em 1902, aos vinte e um anos de idade, quando...
tracking img