Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos Básicos do Seguro

Para que haja a operação do seguro são necessários 5 elementos básicos e essenciais: o Risco, o Segurado, o Segurador, o Prêmio e a Indenização.
Risco é a possibilidade do evento aleatório ocorrer.

Segurado é a pessoa física ou jurídica economicamente interessada no bem exposto ao risco e que transfere à seguradora, mediante pagamento de uma certa importância, orisco de um determinado evento atingir o bem de seu interesse.

Segurador é a pessoa jurídica que assume a responsabilidade por determinados riscos e paga indenização ao segurado ou aos seus beneficiários, no caso da ocorrência do sinistro.

Prêmio é o pagamento efetuado pelo segurado ao segurador, ou seja, é o custo do seguro para o segurado.

Indenização é o pagamento dos prejuízosdecorrentes de um sinistro coberto, que a seguradora faz ao segurado ou aos seus beneficiários.

Características Básicas do Seguro

Previdência – o seguro oferece proteção às pessoas com relação a perdas e danos que venham a sofrer no futuro, atingindo a elas próprias ou às suas propriedades ou bens;
Incerteza – na contratação do seguro há o elemento de incerteza quanto à ocorrência (se vaiacontecer) e à época (quando vai acontecer). Nos seguros de vida, a incerteza refere-se somente à época.
Mutualismo – no seguro, um grupo de pessoas, com interesses seguráveis comuns, concorre para a formação de uma massa econômica, com a finalidade de suprir, em determinado momento, necessidades eventuais de algumas daquelas pessoas.

Classificação Geral do Seguro

Há dois tipos de classificação doseguro.

A primeira classificação do seguro leva em conta a responsabilidade pela sua operação e divide o seguro em dois grandes grupos: Seguros Sociais e Seguros Privados.

Os Seguros Sociais são operados pelo Estado através da Previdência Social e incluem a assistência médica, a aposentadoria, a pensão, os acidentes de trabalho e outros benefícios.

Os Seguros Privados são aquelesoperados por empresas privadas de seguro, podendo ou não ser obrigatórios. Podem apresentar, ainda, características sociais, como, por exemplo, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT.
Através do Decreto 61.584, de 23/10/87, foi instituída uma segunda divisão em 3 grandes ramos:

Vida – são aqueles que, com base na duração da vida humana, visama garantir, a segurados ou a beneficiários, o pagamento, dentro de determinado prazo e condições, de quantia certa, renda ou outro benefício. Por exemplo: Vida Individual e Vida em Grupo;

Saúde – garantir dentro dos limites estabelecidos na apólice, as despesas médico-hospitalares, decorrentes de acidentes ou doenças, do segurado titular e respectivos dependentes incluídos na apólice;

RamosElementares - demais Ramos de Seguro, tais como: Incêndio, Automóveis, Lucros Cessantes, Transportes, etc.

Risco

Para o segurado nas operações de seguro, risco é a probabilidade de um determinado evento futuro atingir um bem que representa para ele um interesse econômico. Em outras palavras, trata-se de um evento aleatório, futuro e incerto cuja ocorrência acarreta despesas, danos ouprejuízos econômicos. Pode ser considerado também como a incerteza com relação à perda.

Sob o ponto de vista das seguradoras, o risco se constitui no objeto do seguro que está sujeito ao sinistro.
Nas operações de seguro, as condições que definem o risco como sendo segurável são:
Ser possível – segurar risco impossível seria o mesmo que admitir um contrato sem objetivo;
Ser futuro – risco é umaprobabilidade de algo ocorrer, logo, eventos já ocorridos (sinistros) até o momento da realização do contrato não podem ser admitidos como riscos e, portanto, não são seguráveis;
Ser incerto – a natureza aleatória do risco não pode ser dissociada do contrato do seguro.

Além das condições acima, indispensáveis para que o risco seja segurável, há outras condições, encontradas na maioria dos...
tracking img